Prefeitura de Gravataí amplia número de consultas mensais em ortopedia



Aumento do quadro efetivo do Centro Municipal de Saúde, na especialidade, permitiu a redução de filas de espera


Com o objetivo de qualificar, ainda mais, o acesso aos serviços de saúde aos munícipes, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), gerou a ampliação de 480 consultas em ortopedia, por mês, alta expressiva em relação aos últimos anos. Entre os fatores que levaram a tal feito, está o aumento do quadro efetivo de funcionários do Centro Municipal de Saúde (CMS) na especialidade de ortopedia.


"O Centro Municipal de Saúde é um importante serviço de referência em Gravataí, onde a nossa comunidade pode contar com um complexo de saúde completo e que presta um atendimento humanizado aos pacientes”, destacou o secretário da Saúde, Régis Fonseca. O local contém diversos serviços de saúde especializada, que realizam atendimentos individuais aos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde municipais.

De acordo com a coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (SAPE/SMS), Juliana Fontoura, houve uma realocação de médicos do Pronto Atendimento Municipal para o atendimento no CMS. Com isso, a equipe do Centro, que, até o início deste ano, contava com três traumatologistas que atendiam em ortopedia, foi ampliada com a chegada de mais dois médicos, o que tem permitido um atendimento mais agilizado aos pacientes.

"É de extrema importância essa realocação, porque, hoje, a maior fila de espera de consultas com especialistas que nós temos é da parte de ortopedia. Então, isso vai refletir no andamento dos atendimentos para essa especialidade, permitindo serviços mais agilizados para a comunidade”, destacou Juliana.

Além destes atendimentos, o CMS também atende as especialidades de cardiologia, neurologia infantil e adulta, urologia, geriatria, entre outras áreas. Ainda conta com o Centro de Atenção à Saúde do Idoso, com o Centro de Nutrição e Qualidade de Vida (CENQ) e com o Centro Especializado em Odontologia. De acordo com a diretora da unidade, Silvia Andrade, mais de 300 pessoas são atendidas diariamente no local.

Segundo Lúcia Porto, que estava necessitando de atendimentos ortopédicos, o resultado foi bastante satisfatório. "Gostei muito do atendimento. O médico foi muito atencioso, pediu para fazer todos os exames novamente para ver qual o procedimento. E já me deu retorno para vir aqui e ver tudo isso”, disse Lúcia, que estava sendo atendida no Centro pela primeira vez.

Por meio do Programa Avança - Atenção Especializada, a Prefeitura de Gravataí, a partir da SMS, objetiva ampliar e qualificar o acesso a procedimentos de média e alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, considerando as necessidades de saúde dos munícipes de Gravataí, no período de 2022 a 2024. Além disso, tem o propósito de gerir o acesso de consultas e procedimentos especializados.

Entre as ações permanentes do programa, estão a elaboração de novos protocolos assistenciais e novas contratações de consultas, exames e procedimentos, bem como a implantação de soluções de inovação. Também fazem parte das atividades, a contratação de mutirões e melhorias nas estruturas físicas.


Texto: Gabriel Muniz/PMG - Revisão: Tiemi Sá - Foto: divulgação
Publicado em 04 de abril de 2022




Postar um comentário

0 Comentários