Zaffalon recebe alunos de robótica da EMEF Humberto Campos



Alunos vão representar o município na competição de robótica da First Lego League, nesta quarta-feira, 23


O prefeito Luiz Zaffalon recebeu, na manhã desta terça-feira, 22, o grupo de robótica "Os Tecnológicos", composto por alunos do quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Humberto Campos. Na ocasião, os estudantes apresentaram o "Humbertech", um robô que será utilizado nesta quarta-feira, 23, durante o campeonato da First Lego League (FLL).


Em um bate-papo descontraído, Zaffa conheceu um pouco mais sobre o desenvolvimento do robô, bem como as particularidades destes estudantes, que, mesmo vivendo em uma região mais interiorana, são protagonistas em tecnologia no município, representando Gravataí na competição da FLL há três anos. "Este é o futuro. Por isso, estamos buscando aprimorar o ensino na cidade, promovendo uma educação básica ligada à tecnologia", disse o prefeito.

Já a titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Magda Ely, comentou sobre os avanços do governo em prol de uma educação conectada com o futuro. "As lousas digitais já são uma realidade dentro das salas de aula. Junto a isso, entregamos kits com notebooks para todos os professores, promovendo cursos tecnológicos para os alunos e de formação nestas áreas para os docentes", reforçou a secretária.

Também presente, a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, ressaltou a emoção de ver crianças tão pequenas em projetos tão grandiosos e com tanta responsabilidade. "Esses são os nossos cientistas do futuro. Ações como estas formam pessoas para o novo mercado de trabalho, que será bastante exigente nessa questão da tecnologia”, observou.

Após a reunião com o prefeito, os alunos participaram de um pequeno tour pela prefeitura. Entre os locais visitados, destaca-se a sala da chefe de gabinete Mari Léia Bastiani, que desejou boa sorte aos alunos. Também participaram da ação, o vereador Claudecir Lemes e a representante do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Smed, Nayala Ramos.


Sobre a competição

A First Lego League é uma competição de robótica promovida em diversos países. Em 2022, em virtude da pandemia, o campeonato será realizado de forma virtual. Em Gravataí, duas instituições municipais irão representar a cidade: as escolas Humberto Campos, na Santa Tecla, e Vinicius de Moraes, no Passo da Caveira.



Texto: Luiz Fernando Aquino/PMG - Foto: Douglas Rosa - Revisão: Tiemi Sá
Publicado em 23 de março de 2022





Postar um comentário

0 Comentários