Crimes de assassinato caem 36% em Gravataí



Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, em números absolutos, a redução dos casos foi de 49, em 2020, para 31, no último ano


Segundo dados de indicadores de criminalidade da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, os índices de assassinatos vêm caindo ao longo dos anos em Gravataí. Em um comparativo entre 2020 e 2021, a diferença chega a 36%. Em números absolutos, a redução dos casos foi de 49, em 2020, para 31, no último ano. Ainda de acordo com a pasta, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados quatro novos casos no município.


"O trabalho da Guarda Municipal é um dos mais respeitados e queridos pela população, justamente pela sua presença nos bairros, atuando em diversas frentes, sempre em colaboração com as demais forças de segurança do Estado. Os resultados confirmam aquilo que sempre acreditamos: que investimentos em qualificação de pessoal e em equipamentos revertem em benefício para a cidade", comentou o prefeito Luiz Zaffalon.

O titular da Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp) de Gravataí, coronel Flávio Lopes, atribui a redução dos casos à soma de diversos fatores, dentre eles, a atuação ostensiva das forças de segurança no município e as investigações realizadas pela Polícia Civil. “Somamos e conseguimos reduzir, consideravelmente, os números”, reiterou o secretário.

Em busca de valorizar o funcionalismo público na área da segurança, no último ano, o prefeito Luiz Zaffalon sancionou a Lei 4.399/2021, que garantiu o aumento para a Guarda Municipal, neste ano de 2022, de 20% de gratificação. Esse mesmo processo ocorrerá em 2023 e 2024, totalizando um aumento de 60% no benefício. Somados aos 30% que já haviam sido concedidos, no final do mandato do prefeito Zaffa, os guardas municipais terão a gratificação de risco de vida de 90% do valor nos seus salários.

Ainda de acordo com os dados divulgados pelo Estado, as reduções significativas não se limitaram apenas aos crimes de assassinatos, mas bateram as reduções de 11% nos roubos em geral, de 39% nos roubos de veículos, de 36% no furto de animais e de 32% no furto de veículos.


Texto: Carol Barcelos/PMG - Fotos: Arquivo PMG - Revisão: Tiemi Sá





Postar um comentário

0 Comentários