Sistema de marcações on-line de consultas está em teste na UBS Odil em Cachoeirinha



Nesta fase de implantação do processo, todos os moradores de Cachoeirinha já podem procurar suas unidades de referência e providenciar o cadastramento, que é o primeiro passo para ter acesso ao novo sistema.

Na manhã de terça-feira (7), foi apresentado o sistema de marcações on-line de consultas para os vereadores do município. A reunião aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Cachoeirinha e também contou com a presença de servidores da saúde.


Estiveram presentes, a presidente da Câmara, Jussara Caçapava, os vereadores Francisco Major, Gilson Stuart, Brinaldo Mesquita, Xavier, Sueme Pompeo de Mattos e o secretário de Governança e Gestão, João Tardeti.


Projeto Piloto

No dia 29 de outubro aconteceu a implementação do sistema on-line de marcação de consultas. O Agenda Saúde, que começou pela fase chamada de Projeto Piloto, foi disponibilizado primeiramente aos usuários da UBS Odil Silva de Oliveira. “Nesta unidade temos 308 vagas de consultas semanais e também o maior volume de atendimentos e marcações de consultas, então foi uma forma de testar o sistema, que se mostrou muito eficiente”, explicou o secretário de Saúde, Juliano Paz.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, em uma semana de utilização da ferramenta, foram 377 atendimentos, diminuindo em cerca de 80% as filas na unidade teste. Em breve o sistema será ampliado para outros postos.

Para agendar, basta ter acesso à internet, entrar no site da Prefeitura ou baixar o app Atende.net. Quem não tiver acesso à rede, não será prejudicado. Basta ir ao posto, que os atendentes farão a marcação no sistema. “A implantação do sistema on-line de agendamento é uma demanda de muitos anos da comunidade. Com a ferramenta disponível para toda a população, não será mais necessário ir aos postos de madrugada para conseguir ficha de atendimento”, ressalta o prefeito em exercício, Maurício Medeiros.

Outra novidade apresentada é a contratação emergencial de médicos para suprir as necessidades das unidades de saúde. “Pela primeira vez conseguiremos preencher as escalas de médicos. Todas as unidades passarão a ter médicos clínicos pela manhã e tarde de segunda a sexta-feira”, anunciou o secretário municipal.


Como funciona

No programa Agenda Saúde, as datas das consultas serão abertas para os sete próximos dias, contendo datas, horários e profissionais disponíveis para o atendimento. Desta forma, o sistema dará acesso as consultas disponíveis permitindo a livre escolha dos pacientes. No entanto, caso o usuário falte à consulta sem aviso prévio, seu acesso será bloqueado por 15 dias.

“A orientação é: caso não possa comparecer, deve informar a unidade de saúde com antecedência mínima de quatro horas para evitar o bloqueio do seu acesso e disponibilizar a vaga para outra pessoa”, lembra o secretário Juliano Paz.

Em caso de falta por motivos graves, a pessoa poderá entrar em contato com um atendente pelo sistema para realizar o desbloqueio do CPF.


Como fazer o cadastro


Nesta fase de implantação do processo, todos os moradores de Cachoeirinha já podem procurar suas unidades de referência e providenciar o cadastramento, que é o primeiro passo para ter acesso ao sistema. Basta levar até a UBS de referência uma cópia do comprovante de residência e do CPF. Para quem consultou nos últimos dois meses, o cadastro já está feito. Usuários de ESFs que não estão cadastrados devem procurar suas unidades.

Como as consultas serão marcadas pelo site e pelo aplicativo, também é necessário providenciar o cadastramento nestas ferramentas através do fornecimento de CPF e outros dados.

Se você é atendido pela UBS Odil Silva de Oliveira, siga o passo a passo para marcar sua consulta:


1. Acesse o site da Prefeitura: cachoeirinha.atende.net/cidadao; ou o aplicativo Atende.net;
2. Faça login com CPF e senha no ícone que está no canto superior direito. É necessário fazer o cadastro no primeiro acesso;
3. Acesse o link de Autoatendimento. Clique em AGENDAR na aba de Serviços Destaque;
4. Escolha o profissional (CLÍNICO), dia e horário.


PARA MARCAÇÃO PRESENCIAL: Vá no horário normal de atendimento da unidade de saúde


Por Judy Wroblewski/PMC - Imagem: Info do Vale Notícias 




Postar um comentário

0 Comentários