Lançamento da Cartilha do mandato Luciana Genro sobre o Povo de Terreiro



Nesta quinta-feira (9), a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) lança o material produzido pelo seu mandato sobre as tradições de matriz africana. O lançamento acontece às 16h, na Sala Convergência da Assembleia Legislativa, quando autoridades tradicionais, líderes religiosos, de federações e associações conhecerão a Cartilha do Povo de Terreiro.


Essa é a primeira vez que uma deputada do RS trata de forma universal as religiosidades de matriz africana em suas diferentes vertentes, com ilustrações exclusivas e explicações como quem é o povo de terreiro, quem são as divindades cultuadas, glossário de expressões, dicas de filmes, além de artigos produzidos por religiosos.

Essa é não só uma materialização, mas uma extensão do trabalho que Luciana Genro já desenvolve enquanto coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos e Comunidades de Matriz Africana, trazendo para a discussão os aspectos históricos, sociais e políticos que perpassam o povo de axé.

“Nosso compromisso é com o Estado laico, com o respeito a todas as religiões e com quem não professa nenhuma fé. Acredito que um material construído com embasamento neste conhecimento milenar que é a cultura tradicional de matriz africana, pensado pelo mandato de forma pedagógica e informativa, é uma potente ferramenta para combater o racismo, a intolerância religiosa e as diferentes formas de preconceitos e discriminações,” declarou a parlamentar.

O preconceito com as religiões de matriz africana é uma extensão do preconceito de classe, racial, de orientação sexual e identidade de gênero. Por isso somamos esforços nesta trincheira, que é parte do combate contra todas as formas de opressão.

A Cartilha do Povo de Terreiro busca, em uma linguagem acessível e que contemple desde o mais leigo até o mais entendido do assunto, pensar no racismo religioso, nas comunidades tradicionais, nas características das divindades de raiz africana e nas legislações que amparam esse grande grupo que integra a sociedade gaúcha.

O evento será transmitido nas redes da deputada Luciana Genro. Após o lançamento, o material será distribuído em todo o estado e os interessados em receber podem solicitar através do WhatsApp (51) (51) 99116-4755.

Lançamento da Cartilha do Povo de Terreiro:

Dia: 9/12

Horário: 16 horas

Local: Sala Convergência, Assembleia Legislativa do RS.


Por Ingra Costa e Silva/Ascom



Postar um comentário

0 Comentários