Prefeitura de Gravataí promove diálogo sobre atendimento à pessoa com deficiência intelectual





Ação integrou os serviços de saúde, educação e assistência social

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu um diálogo entre serviços que atendem pessoas com deficiência intelectual. O evento, realizado em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Centro Especializado em Reabilitação (CER), teve como objetivo apresentar o fluxo de acesso em diferentes âmbitos, assim como o atendimento prestado em cada instituição. O bate-papo ocorreu no formato on-line e contou com a participação de mais de 60 representantes da rede de atenção, na região metropolitana.

A coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas da SMS, Juliana Fontoura, ressaltou que a atividade foi mais uma ação de sensibilização para os profissionais da rede de atenção à pessoa com deficiência. "Estes diálogos visam promover e qualificar o cuidado por meio da inclusão de todos os cidadãos e seus familiares, nos diferentes âmbitos sociais, realizando a integração de profissionais da saúde pública, assistência social, educação e sociedade civil organizada.”

Durante o evento, a coordenadora do serviço de Estimulação Precoce (EP), Cristine Boaz, destacou a importância da valorização das características demonstradas pelas crianças no atendimento. “O diagnóstico não pode ser o que define uma criança, mas, sim, os potenciais apresentados por ela e o seu contexto”. A EP é um serviço realizado pela SMS, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que atende crianças menores de quatro anos com problemas na evolução neuropsicomotora, síndrome genética ou atraso em alguma área de desenvolvimento.

Participaram, também, do diálogo, a pediatra da SMS, Luciane Fagundes, a fonoaudióloga Daniele Monroe e a fisioterapeuta Jéssika Corvelo.



Texto e foto: Gustavo Bica/PMG - Revisão: Tiemi Sá


Postar um comentário

0 Comentários