CACHOEIRINHA | Projeto de Cristian Wasem prevê carga horária mínima de Educação Física nas escolas municipais



No dia do professor de Educação física a indicação do vereador Cristian Wasem prevê 3 horas aulas da atividade em escolas de educação básica.


A Educação Física escolar é uma disciplina extremamente importante para auxiliar os alunos no desenvolvimento físico e na prevenção de problemas ocasionados pelo sedentarismo. Durante as aulas são trabalhados diversos fatores essenciais para a formação plena de um indivíduo, baseado no desenvolvimento de capacidades sociais, motoras e cognitivas.

Ressaltado a importância da matéria, nesta tarde, dia 1º, foi protocolado na Câmara de Vereadores o projeto indicativo que estabelece 3 horas de aulas por semana para alunos das escolas de educação básica da rede municipal.

A iniciativa é do vereador Vereador Cristian Wasem (MDB), que junto aos representantes da FIEP - Federação Internacional de Educação Física e do CREF - Conselho Regional de Educação Física entregaram o projeto indicativo para a prefeitura.

O movimento tem como objetivo promover aos alunos da educação básica a aprendizagem e a vivência de práticas de atividade física, inclusive por meio de modalidades desportivas, de forma a construir o hábito de um estilo de vida ativo e saudável, e contribuindo para um estado pleno de bem-estar físico, mental e social.

A professora de Educação Física, Hellen Vieira diz que um estudo da OMS recomenda que crianças e adolescentes devem fazer pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade física ao longo da semana. 

“O projeto vai ao encontro a essa determinação lembrando que a falta de atividade física estão associados à obesidade, problemas cardíacos assim como a redução da capacidade cognitiva, além dos problemas emocionais como depressão e ansiedade..., enfatizando também, o tempo ocioso que pode levar ao uso de substâncias ilegais e como consequência o aumento da violência urbana”, relata a professora.

“Sabemos de todos os benefícios da educação física, entretanto, estimativas globais indicam que cada vez menos adultos, crianças e adolescentes praticam. Assim sendo, resolvemos junto ao CREF e a FIEP criar o projeto pedindo ao Executivo máxima urgência na implantação da nova carga horária”, justifica o vereador Cristian. 


Por Carolina Cândido/Ascom - edição: Info do Vale Notícias
Foto: ilustração/PMS



Postar um comentário

0 Comentários