Parceria entre Cristian Wasem e entidades disponibiliza tratamento para fibromialgia em Cachoeirinha



Iniciativa do Vereador Cristian Wasem criou rede de apoio para viabilizar atendimentos

A fibromialgia é uma doença invisível aos olhos, mas que agora pode ser tratada gratuitamente em Cachoeirinha através de uma parceria da Anfibro (Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas), grupo Gente de Fibro e do gabinete do vereador Cristian Wasem.

Os atendimentos iniciaram na tarde desta segunda, dia 05. na sede do Grêmio Esportivo Onze Unidos, no bairro City.

“Neste primeiro momento 15 pessoas receberam a aplicação do procedimento. Eles foram cadastrados e fizeram a carteirinha do Fibromiálgico”, explicou o vereador Cristian Wasem.

O equipamento foi criado pela USP e ameniza até 90% das dores crônicas geradas pela Fibromialgia. Em 2019, Cachoeirinha foi pioneira na testagem do novo procedimento, em colaboração com a equipe do Instituto de Física da USP de São Carlos obteve resultados significativos.

Agora uma parceria do vereador Cristian Wasem com o Grupo Gente de Fibro viabilizou a aquisição do aparelho, que emite ultrassom e laser terapêutico de forma simultânea, utilizando variações com a aplicação na palma da mão. “A aplicação é de três minutos em cada palma da mão”, explicou o vereador Cristian Wasem.

O atendimento está sendo feito pela fisioterapeuta Fabiane Girelli, na sede do Onze Unidos. O tratamento é de duas semanas.

Para ter acesso, basta entrar em contato com o Grupo Gente de Fibro, através dos fones: 51 9351-7428 (Karen), 51 8956-5434 (Gisele) ou 51 3470 8841(Gabinete Cristian Wasem). “É preciso ter a carteirinha. Para isso é necessário ter os laudos com o diagnóstico da doença, documentos de identificação e comprovantes de residência”, explicou Karen.

DUZENTAS PESSOAS AGUARDAM PELO PROCEDIMENTO

Duzentas pessoas aguardam pelo tratamento no município, no entanto, estima-se que 4 mil sejam portadores da síndrome. ”Após o atendimento destes primeiros 15 pacientes, seguiremos atendendo um novo grupo até sanarmos essa primeira demanda das pessoas que já estão inscritas. Somos gratos pela parceria e pela rede de apoio que formamos ao longo destes últimos 4 anos, trabalhando por políticas públicas e acesso à saúde destes pacientes”, finalizou o vereador.

FIBROMIALGIA

O principal sintoma da fibromialgia é a dor no corpo, que costuma ser pior nas costas e no pescoço e que dura pelo menos 3 meses. As causas da fibromialgia ainda são pouco esclarecidas, no entanto é mais comum de acontecer nas mulheres entres os 35 e os 50 anos, e os sintomas podem piorar após a realização de esforço físico, estresse emocional ou exposição ao frio. Estima-se que 3% da população Brasileira sofra com a síndrome.

Texto e fotos: Carol Candido 




















Postar um comentário

0 Comentários