CACHOEIRINHA | Cristian Wasem apresenta projeto de prevenção contra o abuso sexual de crianças e adolescentes



“A maioria dos crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes acontecem dentro da própria residência da vítima. Somente um a cada 10 casos são registrados na polícia. É preciso promover um amplo debate e estabelecer ações concretas para a prevenção”, fundamentou o vereador Cristian, na tarde de ontem, dia 18, em sua fala na sessão legislativa de Cachoeirinha.

Na última semana, o parlamentar encaminhou ao Executivo municipal, projeto indicativo que estabelece a Semana Municipal de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes.

‘Será uma semana de amplo debate, ações e de conscientização da sociedade sobre a gravidade da violência sexual de meninos e meninas”, esclareceu.

O projeto prevê que na segunda quinzena de maio, seja destinada para orientação de escolas públicas e privadas para identificar indícios de violência.

A proposta é que haja uma ação conjunta das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação que orientem sobre as redes de proteção e articulação.

No Rio Grande do Sul, entre 2015 e 2020, foram notificados 15.020 casos de violência sexual (Sinan, Ministério da Saúde). Destes, 5.039 (33,5%) contra crianças e 6.397 (42,6%) contra adolescentes, representando 76,1% dos casos notificados. Das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, 9.470 (82,8%) eram do sexo feminino e 1.966 (17,2%), do masculino; 20,4%, da raça/cor da pele negra ou parda; e 71,6% dos casos ocorreram na residência da vítima.

“Denunciar é necessário e saber como proceder para encaminhar as vítimas às redes de proteção é fundamental”, finalizou o vereador.


DIREITO HUMANOS

Este é mais um projeto do vereador Cristian que contribui com mecanismos de defesa dos Direitos Humanos. Em 2019, o parlamentar criou a Lei que determina a divulgação da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180) e do Serviço de Denúncia de Violações aos Direitos Humanos (Disque 100) em estabelecimentos como: hotel, pousada; bares, restaurantes, casa de shows, salões de beleza, academias de ginástica, entre outros.



CANAIS DE DENÚNCIA

Disque 100 – Whatsapp (61) 997182092

Disque 180

Conselho Tutelar de Cachoeirinha 51-997182092 Plantão




Textos e foto: Carol Candido/Ascom



Postar um comentário

0 Comentários