Procon de Cachoeirinha quase quadruplicou atendimentos na pandemia

Órgão de defesa do consumidor cachoeirinhense é o único com atendimento presencial na região metropolitana


No ano de 2019 o Procon de Cachoeirinha atendeu em torno de 6.000 reclamações. Em 2020, o número de atendimentos foi de quase 22 mil atendimentos, entre presenciais e on-line (e-mails e via telefone). Já em 2021 já são 700 atendimentos registrados no SINDEC ( Sistema nacional de defesa do consumidor) e 1.200 e-mails lidos e respondidos. As dúvidas tiradas por telefone não são contabilizadas, mas são dezenas de ligações ao dia. 

Durante a pandemia a fiscalização do Procon agiu em farmácias, restaurantes, supermercados, postos de gasolina e outros comércios denunciados por consumidores. Os fiscais chegaram a autuar estabelecimentos onde as denúncias foram constatadas. 

As atividades do Procon nas Ruas não foram realizadas no período, por questões de prevenção e para evitar aglomerações. 

"Na região metropolitana, os Procons municipais não estão atendendo presencialmente desde o ano passado, nem o Procon estadual, que segue somente com atendimentos on-line. Nosso Procon não parou de prestar atendimento presencial aos munícipes de Cachoeirinha durante a pandemia e respeitando todos os protocolos sanitários. Isso tudo exigiu uma adequação interna do órgão e a alteração do horário de atendimento externo para até às16h", comenta Fabio Preto, diretor do Procon de Cachoeirinha e que trabalha desde 2007 no local. 


Atendimento do Procon de Cachoeirinha 

Atendimento presencial de segunda à sexta, das 8h às 16h.
Telefones: 51-34712835, 51-34391036  ou 51-30417114.
E-mail: procon@cachoeirinha.rs.gov.br
Endereço: Rua Tamoios, 40 -Entrada lateral da Prefeitura  Bairro São Vicente de Paulo


Por André Guterres/Info do Vale Notícias 
Foto: Agência Brasil 

Diretor Fabio Preto em atendimento em 2019
Foto: Arquivo PMC






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