GRAVATAÍ | Prefeitura reforça pedido para que faltantes compareçam para a 2ª dose da vacina contra a covid-19



Segundo dados da Viemsa, 3.500 pessoas, a maioria idosos, não apareceram para fazer a dose complementar


A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta a comunidade para que se atente ao período de realização da segunda dose da vacina contra a covid-19. Assim, todos os idosos e profissionais de saúde devem ver em sua carteira de vacinação o período de retorno, que pode ser de 21 a 28 dias para a Coronavac, do Butantan, ou 90 dias para a AstraZeneca /Oxford, e comparecer em uma das unidades de saúde para a imunização. Segundo dados da Viemsa, 3.500 pessoas, a maioria idosos, não apareceram para fazer a dose complementar.


Até o momento, a cidade já aplicou 46.708 doses, sendo que destas, 39.174 foram primeiras (D1) e 7.534 segundas (D2). Com estes números, já foram aplicadas 78,9% das 59.207 doses recebidas desde o início da campanha de vacinação. Segundo o secretário da Saúde, Régis Fonseca, é importante que as pessoas se atentem aos prazos de aplicação das doses para que garantam a imunização. "O tempo entre uma dose e outra é extremamente importante para a eficácia da vacina. Quem não faz as doses no período estipulado pelas fabricantes pode acabar não ficando imunizado contra a doença", comentou.



Primeiras doses em falta


Nesta terça-feira, 13, acabaram todas as vacinas destinadas às primeiras doses. Sendo assim, até que se receba um novo carregamento, enviado pela Secretaria Estadual do Saúde, não há previsão de retomada do calendário, que parou nos idosos a partir dos 62 anos.


De acordo com Vanessa Prates, coordenadora da Vigilância Municipal em Saúde (Viemsa), o município tem recebido semanalmente carregamento de vacinas. Ela lembra que, até o momento, o estado não informou quando será a próxima remessa. "A regularidade de recebimento tem ocorrido nos finais das semanas e, para esta, estamos aguardando esta mesma rotina, mas nada nos foi ainda confirmado", destacou a coordenadora. Vanessa lembra ainda que Gravataí está adiantada no cronograma, já vacinando pessoas com 62 anos. "Continuaremos a ampliar o público-alvo de acordo com a quantidade recebida", reforça.


Atendimento


8h30 às 12h e das 13h às 16h30

USF ÁGUAS CLARAS

USF ÉRICO VERÍSSIMO

USF PARQUE DOS ANJOS

USF ITATIAIA

USF COHAB C

USF PRINCESA ISABEL

USF NEÓPOLIS

USF SÃO MARCOS

USF ITACOLOMI

USF COSTA DO IPIRANGA



USF MORUNGAVA

USF BRENO GARCIA

USF GRANVILLE



Atendimento

7h30 às 17h30

UBS VILA BRANCA

UBS COHAB B

UBS CENTRO

UBS COHAB A



Atendimento

8h30 às 12h e das 13h às 18h30

USF BARRO VERMELHO



Atendimento

7h30 às 18h30

UBS MORADA DO VALE I

USF SÃO VICENTE

UBS SÃO JUDAS TADEU




Texto: Paloma Vargas/PMG - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil





Postar um comentário

0 Comentários