Viamonenses se despedem do prefeito Russinho




Emoção no último adeus ao prefeito Russinho, que faleceu na manhã desta quarta-feira, vítima do covid-19.


Familiares, amigos e viamonenses acompanharam o último adeus ao prefeito Valdir Jorge Elias, o Russinho, nesta quarta-feira. O cortejo saiu por volta das 16h30 do Hospital de Viamão e seguiu pelas principais ruas do Centro da cidade, a caminho do cemitério e crematório Saint Hilaire.

O caixão, coberto por uma bandeira de Viamão, foi levado em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros. Em frente ao Paço Municipal, muitos aplausos ao prefeito de Viamão. 

Luto oficial em Viamão


A Prefeitura de Viamão decretou luto oficial por três dias. O atendimento aos cidadãos, somente retornará na segunda-feira, em horário alternativo, conforme o Decreto Municipal 58/2020.

O prefeito Russinho, que veio a falecer às 10h20min, desta quarta-feira, estava internado desde a quarta-feira passada (15), no hospital de Viamão, para tratamento de complicações da Covid-19. O estado de saúde do prefeito era estável, durante os sete dias, mas se agravou durante a madrugada de hoje.

Conforme o diretor técnico do hospital, doutor João Almir, Russinho deu entrada apresentando sintomas de febre e problemas respiratórios, e nas últimas 48 horas o quadro de saúde do prefeito se agravou. Russinho sofreu uma parada cardíaca, nesta madrugada, e não resistiu.

O doutor João Almir informou ainda que Russinho se enquadrava no grupo de risco, porque era hipertenso, idoso e tinha problemas respiratórios.


Trajetória


Russinho começou sua militância mesmo antes de ingressar na vida pública. Em Viamão, exerceu três mandatos como vereador - 1988, 2008 e 2012. Em 2010, Russinho foi eleito presidente do Legislativo municipal. Entre 2013 e 2015 foi secretário de Obras e Serviços Públicos do município. Em 2017, Russinho concorreu a vice-prefeito de Viamão, ao lado do prefeito André Pacheco.

Eleito vice-prefeito em 2017, Russinho sempre valorizou o ser humano, procurou ajudar as pessoas, investindo em saúde, educação, ação social e infra-estrutura, sempre ligado às aspirações da população.

Em fevereiro de 2020, Russinho assumiu como prefeito em exercício de Viamão, onde entregou demandas necessárias para a comunidade. Ele se destacava pelo jeito simples e fraterno de liderar.

Russinho nasceu em Porto Alegre e se mudou com a família, para a comunidade da Augusta, em Viamão, no ano de 1966, aos 12 anos. Hoje, aos 66 anos, Russinho deixa a mulher, seis filhos e quatro netos.


Via Ascom/PMV
Foto: divulgação


Postar um comentário

0 Comentários