Prefeitura de Gravataí e Santa Casa inauguram 12 leitos exclusivos para pacientes de Covid-19



Espaço localizado em uma área isolada do Hospital Dom João Becker receberá pacientes que não necessitam de terapia intensiva



Gravataí passa a contar com 12 novos leitos para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19. A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Hospital Dom João Becker (HDJB), mantido e administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O ambiente começou a receber pacientes que não necessitam de terapia intensiva, ou respiradores, chamados de pacientes intermediários, na tarde desta quarta-feira, 22. Com esta ampliação, o número de leitos para pacientes Covid-19 passa para 22 (10 deles no Hospital de Campanha e 12 em andar), além de 29 leitos de enfermaria (intermediários), sendo 18 adulto e 11 infantil, no Pronto Atendimento Municipal (PAM) 24h.

Os novos leitos instalados no HDJB estão localizados em uma área isolada no primeiro andar da estrutura hospitalar. São quatro quartos semiprivativos (com duas camas) e quatro privativos, além de um posto de enfermagem. Segundo o diretor médico técnico do hospital, o pneumologista Luciano Vitola, a estrutura, utilizada antes da pandemia por pacientes dos convênios, foi adaptada para o enfrentamento da Covid-19, inclusive ganhando suporte para equipamentos de diálise, caso estes pacientes venham a necessitar.

O prefeito de Gravataí, Marco Alba, reafirmou o compromisso da Prefeitura em cuidar das pessoas: “Estamos fazendo todo o esforço possível e nos comprometendo, inclusive comprando e deixando os nossos laços com a Santa Casa mais fortes, porque tenho certeza que o mais importante neste momento é a proteção das vidas”.

Ele lembrou que com o sistema de Porto Alegre e das outras cidades de referência chegando ao limite, como tem sido informado, Gravataí está se vendo na obrigação de criar alternativas para não deixar a sua comunidade desassistida. “Agradecemos à Santa Casa por colaborar com essa expansão de leitos neste momento tão delicado. Vamos atravessar este período com trabalho, determinação, resiliência, empatia e amor pela comunidade."

Em uma videochamada com o diretor-geral da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Doutor Julio Dornelles de Matos, na manhã desta quarta-feira, 22, o prefeito agradeceu a parceria e esforço em conjunto. “Estaríamos em extrema dificuldade no município se não existisse esta união.” Ele ainda destacou que na próxima semana dez novos leitos de terapia intensiva (UTI) serão abertos no segundo andar do Hospital Dom João Becker.

O superintendente do HDJB, Antonio Carlos Weston, destacou que os leitos chegam em um momento importante para dar fôlego à estrutura de saúde do município no combate à Covid. “A Santa Casa tem trabalhado em uma estreita parceria com o município, no sentido de promover todas as melhorias que o Hospital Dom João Becker necessita para atender à demanda ocasionada pelo coronavírus. Nos últimos dias, promovemos um esforço concentrado para adequação dos leitos. Parabenizo a equipe de engenharia da Santa Casa pelo trabalho realizado”, frisou.

Também estavam presentes ao ato simbólico de abertura dos leitos o secretário Municipal da Saúde Jean Torman, o vice-prefeito Áureo Tedesco e profissionais da Santa Casa e da Secretaria Municipal da Saúde ligados as atividades de enfrentamento à pandemia.


Texto e Foto: Paloma Vargas



Postar um comentário

0 Comentários