Prefeitura de Cachoeirinha realiza ações de combate à dengue e à chikungunya

Foto: Agência Brasil 



Nos últimos 15 dias, os agentes da dengue estão percorrendo a cidade e realizando a coleta de larva, a fim de verificar as áreas mais afetadas pelo mosquito.

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, crescem também os riscos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya. Visando combater o problema, o município de Cachoeirinha realiza ações em diversos locais da cidade.

Nos últimos 15 dias, os agentes da dengue estão percorrendo a cidade e realizando a coleta de larva, a fim de verificar as áreas mais afetadas pelo mosquito. É o chamado levantamento de índice rápido, que é realizado periodicamente ao longo do ano. Os agentes também vão nos chamados “pontos estratégicos”, tais como borracharias, cemitérios e terrenos baldios com lixo.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Gelson Braga, conta que o município atua ainda na parte educativa, com ações em shoppings, supermercados e nas residências, para orientar a população com relação à dengue e à chikungunya. “A obrigação de cuidar do pátio e da casa é do dono do imóvel, por isto a importância de conscientizar a comunidade para combater o mosquito Aedes Aegypti”.

Os agentes da dengue são identificados com colete vermelho e com crachá. O cidadão também pode tirar dúvidas e fazer denúncias de focos de dengue através do telefone 3041-8656. Para prevenir o mosquito Aedes Aegypti, bastam alguns cuidados simples, como evitar o acúmulo de água em recipientes e pneus, colocar tela nas janelas, areia nos vasos de plantas e desinfetante nos ralos, evitar o acúmulo de lixo, limpar as calhas, piscinas e aquários. 


Por Andressa de Bem e Canto




Postar um comentário

0 Comentários