Centro Municipal de Saúde Animal de Cachoeirinha está quase pronto



A obra já está 80% concluída e a licitação para materiais e equipamentos está em andamento.


Cachoeirinha contará em breve com o Centro Municipal de Saúde Animal. A obra está 80% concluída e a licitação para materiais e equipamentos está em andamento. O prefeito Miki Breier, acompanhado pelo secretário municipal de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Belarmino Dias, e a diretora de Proteção Animal, Tarciz Laus, visitou o empreendimento na tarde desta segunda-feira, 5. Ele agradeceu as parcerias que viabilizaram o projeto: "agradeço o João da Silva, empresário que cedeu o terreno para a construção do Centro, e na pessoa dele quero agradecer também à Bolognesi, que nos forneceu os materiais de construção. Sem parcerias não teríamos como atender este que é um compromisso assumido pelo governo, que é cuidar dos animais".

O Centro vai dispor de sala de cirurgia, sala de recuperação, sala de atendimento veterinário e recepção. Conforme o secretário, "num primeiro momento vamos realizar castração e chipagem de cães e gatos que moram na rua. Eles serão encaminhados para o procedimento pelas protetoras voluntárias cadastradas na Prefeitura. Posteriormente vamos divulgar como fazer este cadastro e seus critérios. A ideia é que, futuramente, sejam incluídos os cães e gatos de famílias de baixa renda, inscritos nos programas sociais da Assistência Social", esclareceu.

A diretora de Proteção Animal revelou que os serviços deverão ser ampliados gradativamente, conforme novas parcerias sejam estabelecidas. "Nossa ideia é trazer profissionais e estudantes das universidades para cá, fazendo deste espaço um posto veterinário/escola. Todos que quiserem colaborar como voluntários ou doadores serão bem-vindos", disse Tarciz.

O prefeito destaca, entretanto, que o Centro Municipal de Saúde Animal não funcionará como abrigo, mas como um posto veterinário. Câmeras de vigilância foram instaladas no local para coibir o abandono de animais ali.

Por Vanessa Martins - Imagem: reprodução

Postar um comentário

0 Comentários