CACHOEIRINHA | Prefeitura utiliza tecnologia como aliada no combate à criminalidade





Disponíveis na palma da mão do cidadão, ferramentas como o aplicativo BeOn e o WhatsApp do CICC têm ajudado na prevenção e no combate a crimes.


Segurança e tecnologia são aliadas na redução da criminalidade em Cachoeirinha. A comunidade tem sido grande parceira na utilização de ferramentas disponíveis no celular, tais como o aplicativo BeOn e o WhatsApp do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), cujo telefone é (51) 99250-7954. Em caso de denúncias e emergências, também é possível ligar para o telefone 153.

O prefeito Miki Breier lembra que estas iniciativas apostam na prevenção e na atuação em conjunto com a população e somam-se a outras como o Cercamento Eletrônico, recentemente implantado na cidade e que já é modelo para o Estado. “É extremamente necessário trabalharmos a questão da prevenção, pois, além do policiamento ostensivo, é preciso investir em inteligência. Nós acreditamos que a prevenção em médio e longo prazo trará resultados positivos.”



O aplicativo BeOn consiste em uma rede de segurança colaborativa, onde os usuários enviam e recebem alertas sobre segurança, a partir de sua localização. O secretário de Segurança e Mobilidade, Marco Aguirre, comenta que o município utiliza o aplicativo no modo administrador. “Desta forma, aparecem para nós todas as ocorrências lançadas pelos usuários, que são passadas por um filtro e, se necessário, a Guarda Municipal despacha ocorrência ou encaminha aos órgãos responsáveis”, explica o titular da pasta. O BeOn já tem 20 mil usuários e é possível baixá-lo gratuitamente, na App Store e na Google Play.

Outra ferramenta importante na denúncia e na prevenção de crimes é o contato do cidadão via WhatsApp do CICC. A inspetora chefe do CICC, Juliana Magnus, esclarece que o morador pode mandar informações de ocorrências de crime ou de trânsito, que também passam por um filtro da Secretaria de Segurança e Mobilidade e, dependendo da situação, é deslocada uma equipe até o local. “Recentemente, recuperamos um veículo através de uma denúncia pelo WhatsApp do CICC. Consultamos a placa, confirmamos a situação e o veículo foi recuperado, no Bairro Jardim do Bosque”, exemplifica.

Por Andressa de Bem e Canto
Foto: Kátia Freitas



Postar um comentário

0 Comentários