Cachoeirinha - A Metrosul, empresa parceira da Corsan, iniciará neste sábado, 8, a instalação de redes coletoras de esgoto nas ruas Dona Otília, Gravataí, Lupicínio Rodrigues e na Avenida Papa João XXIII, no bairro São Vicente de Paulo, antiga Vila Cachoeirinha. O serviço beneficiará 1.300 economias e representa a primeira etapa da implantação do sistema de esgotamento sanitário, permitindo que os imóveis se conectem à rede e que os efluentes sejam tratados de forma adequada, contribuindo para preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da população.
Na Avenida Papa João XXIII, a execução do assentamento utilizará o método de Vala a Céu Aberto (VCA) em duas travessias, devido à existência de adutoras de água no local da intervenção. Por conta da complexidade dos serviços e do tráfego intenso na via uma das principais da cidade, as atividades estão programadas para o final de semana, dias 8 e 9. As demais ruas não apresentam particularidades que dificultem a execução. A previsão é que as intervenções sejam finalizadas até a primeira quinzena de dezembro.
As obras fazem parte do maior plano de saneamento da história do Estado, que está sendo executado pela Corsan, com o desafio de transformar a realidade de 6 milhões de gaúchos, alcançando 90% de cobertura de esgoto até 2033, conforme determina a lei do setor. Em Cachoeirinha, a cobertura da rede de esgoto já atingiu 85%, sendo um dos municípios mais avançados na missão da universalização.

0 Comentários