CACHOEIRINHA: Pela primeira vez, alunos da Educação Infantil do município realizam sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre







O projeto culminou em um livro de receitas, em alusão a Jornada Nacional da Alimentação, ilustrado pelos alunos


Nessa segunda, 10 de novembro, os alunos da turma Pré 2A, conduzida pelo prof. Silvano Scheffer, da Emei Jesus de Nazaré, realizaram uma Sessão de Autógrafos na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre. O momento faz parte de um projeto que surgiu de um questionamento real das crianças durante o lanche: “Por que a gente joga as sobras no lixo se ainda são comida?”.

O livro “Uma Jornada de Sabores e Saberes” traz várias receitas sustentáveis com aproveitamento integral dos alimentos (cascas, sementes e talos)e conta com ilustrações dos alunos. O projeto foi financiado em parceria com as famílias. A ideia é que esse material seja um registro do projeto realizado durante o ano letivo.

De acordo com o Prof. Silvano Scheffer, autor do projeto, a iniciativa de realizar a sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre surge na necessidade de dar uma dimensão real à produção literária das crianças, mostrando que elas são verdadeiros autores e proporcionando uma experiência cultural marcante, tirando o livro do ambiente escolar e levando-o para um palco de grande relevância.

“Para mim, a realização deste projeto foi profundamente emocionante e gratificante. Esta é a primeira vez que uma turma da Educação Infantil de Cachoeirinha realiza uma sessão de autógrafos em um evento de tamanha magnitude, o que torna o projeto um marco para a cidade e para a escola. Ver crianças de apenas 5 e 6 anos como protagonistas em um evento literário desmistifica a ideia de que a autoria é restrita a adultos ou a faixas etárias mais avançadas.”, destaca o professor.

De acordo com a diretora da EMEI, Cideli Dorneles, projetos de trabalho como esse permitem, de muitas maneiras, instigar professores a buscar novas formas de ensinar, aprender e promover o desenvolvimento integral das crianças de maneira lúdica, criativa e significativa.

“O protagonismo infantil alcançado por meio da publicação de um livro representa um marco importantíssimo na trajetória educacional dessas crianças e da Emei Jesus de Nazaré reafirmando o compromisso da escola com uma educação que valoriza a voz, a expressão e a autoria dos pequenos e suas famílias. Participar da Feira do Livro de Porto Alegre foi um verdadeiro sonho realizado.”, afirma a diretora.

Uma educação para todos desde a Educação Infantil

Para a secretária de educação, Isabel Fonseca, esse projeto foi importante para trazer aos alunos a possibilidade de perceberem no concreto que todos os sonhos podem ser realizados através da educação.

“Nós precisamos entender a importância da primeira infância, da educação da primeira infância, no qual a gente vai estar trabalhando com esses alunos, a visibilidade de que, de fato, eles são atores desse processo. E projetos assim desenvolvidos nas escolas, eles trazem, de fato, a importância que a educação tem quando ela se propõe a trabalhar a serviço de todos, para melhorar a vida das pessoas e a qualidade da vida das pessoas. O conhecimento só tem valor se ele é colocado em prática.”, acrescenta.

Postar um comentário

0 Comentários