A Prefeitura de Cachoeirinha iniciou um estudo técnico para contratar um perito especialista em segurança que definirá os melhores pontos para instalação de câmeras de monitoramento nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). A medida, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), foi motivada por reivindicações de pais, mães e responsáveis durante encontros com a gestão municipal.
O prefeito Cristian Wasem reforçou que a segurança da comunidade escolar é uma das prioridades da atual administração. “O cuidado com a educação e segurança das nossas crianças, professores, servidores e comunidade escolar está entre as prioridades da nossa gestão. São os nossos bens mais preciosos, e não vamos medir esforços para protegê-los”, afirmou.
O projeto busca adotar boas práticas utilizadas em instituições privadas de ensino, com foco em prevenção e resposta rápida a situações de risco. Atualmente, a rede municipal atende cerca de 4 mil crianças distribuídas em 15 Emeis.
A secretária de Educação, Isabel Rocha, destacou a importância da ação diante das recentes demandas da comunidade escolar. “Essa iniciativa é fruto de um diálogo constante com pais e responsáveis, visando criar ambientes mais seguros e acolhedores para nossas crianças e profissionais. Estamos focados em garantir um espaço de aprendizado com proteção e tranquilidade para todos”, disse Isabel.
Medidas preventivas já adotadas
A decisão ocorre em meio a ações preventivas já em andamento. Na terça-feira (8), três atendentes de uma Emei onde foi registrada denúncia de maus-tratos foram afastadas preventivamente enquanto a sindicância segue em curso. Dois dias depois, na quinta-feira (10), a diretora e vice-diretora da escola também foram afastadas, por deliberação do Conselho Escolar, respeitando o processo democrático de escolha da gestão escolar. Um novo diretor foi nomeado provisoriamente até a conclusão da apuração dos fatos.
A Prefeitura informou que segue acompanhando as demandas da educação infantil e garantiu total transparência durante a condução dos processos administrativos.
0 Comentários