Prefeitura instala pluviômetros em Cachoeirinha com apoio da Defesa Civil e amplia prevenção contra enchentes






A Prefeitura de Cachoeirinha iniciou nesta sexta-feira (27) a instalação de cinco pluviômetros em pontos estratégicos da cidade. A ação, coordenada pela Defesa Civil Municipal, tem como objetivo aprimorar o monitoramento hidrometeorológico e antecipar riscos relacionados a chuvas intensas, como alagamentos e enxurradas.

Por André Guterres - com informações PMC

Monitoramento em tempo real para salvar vidas

Os equipamentos estão sendo instalados em prédios públicos como o Complexo de Serviços e a sede da Prefeitura. O pluviômetro é um instrumento fundamental que mede a quantidade de chuva acumulada em tempo real, permitindo que a Defesa Civil e outras secretarias adotem medidas preventivas e atuem com agilidade em situações de emergência.

O prefeito Cristian Wasem destacou a importância do investimento diante do atual cenário climático: “Estamos enfrentando eventos extremos cada vez mais frequentes. Essa é uma ação estratégica que vai nos dar informações precisas, fundamentais para proteger a população e planejar melhor as ações da Prefeitura. É um avanço na forma como lidamos com os riscos climáticos”, afirmou o prefeito.

Defesa Civil fortalece capacidade de resposta

O mapeamento técnico para definir os locais de instalação foi conduzido pela Defesa Civil Municipal. O diretor do órgão, Estevan Lima, enfatizou o impacto direto da medida na proteção da comunidade: “Com esses pluviômetros, passamos a ter uma ferramenta essencial para a tomada de decisões rápidas e baseadas em dados reais. Isso representa um avanço na forma como monitoramos e enfrentamos eventos climáticos extremos. Estamos fortalecendo nossa capacidade de agir antes que o problema aconteça, protegendo vidas e patrimônios”

Pela primeira vez, a cidade terá dados da quantidade de chuva exata que cai no município, para que possa realizar estudos e ações preventivas. “Esses equipamentos vão ajudar no trabalho de prevenção, tendo em vista a atual situação em que nos encontramos, de mudanças climáticas, em que cada vez os volumes de chuva estão mais altos, trazendo riscos de transbordamento de rios e arroios”, explicou o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Emerson dos Santos.

A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à resiliência urbana de Cachoeirinha, alinhada ao planejamento estratégico do município para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Além da medição em tempo real, os dados gerados pelos pluviômetros serão utilizados para análises técnicas, estudos de drenagem e atualização dos planos de contingência.



Postar um comentário

0 Comentários