![]() |
Foto: Assessoria vereadora Claudine |
Data celebra conquista feminina na advocacia e reconhece avanço histórico para representatividade das mulheres
Na Sessão Legislativa da última terça-feira (20), a Câmara de Vereadores de Cachoeirinha aprovou o Projeto de Lei Legislativo 34/2025, de autoria da vereadora Claudine Silveira, que institui oficialmente o "Dia da Mulher Advogada" no município. A data escolhida para a celebração é 22 de novembro, marcando um feito inédito na cidade: a eleição da advogada Flávia Casotti como a primeira mulher presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Cachoeirinha.
Homenagem à trajetória de pioneirismo
Flávia Casotti não apenas foi a primeira mulher eleita para presidir a subseção local da OAB em mais de 35 anos de história da entidade na cidade, como também tornou-se a primeira advogada reeleita ao cargo. O projeto reconhece sua representatividade e simboliza o avanço da mulher na ocupação de espaços historicamente ocupados por homens.
Em seu discurso na tribuna, a vereadora Claudine Silveira destacou que a iniciativa vai além de uma homenagem individual, sendo um marco de valorização da mulher advogada e da luta feminina por igualdade.
“As mulheres são protagonistas de inúmeras transformações sociais. Este projeto é um reconhecimento à força, competência e coragem das advogadas que, muitas vezes, enfrentam ambientes hostis para exercer sua profissão com excelência e ética”, afirmou Claudine.
Desigualdade ainda é realidade
A parlamentar também lembrou o desafio da sub-representação feminina em espaços de poder, citando a política como exemplo de um setor onde as cadeiras continuam majoritariamente ocupadas por homens.
“Mulheres na presidência de casas legislativas ou no comando de cargos executivos ainda são uma raridade. Precisamos mudar isso, e iniciativas como essa são um passo nessa direção”, completou.
0 Comentários