Redação: Vanessa Martins - Foto: Tiago Barbosa
Pacientes de Cachoeirinha podem contar com o Ambulatório da Dor, entre outras ações voltadas aos fibromiálgicos.
Esta segunda-feira, 12 de maio, é marcada pelo Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. Cachoeirinha destaca-se como pioneira no tratamento da doença, um processo que teve início com a criação do serviço especializado Ambulatório da Dor, inaugurado em 12 de maio de 2023. Desde então, houve avanços significativos, com a ampliação dos tratamentos e a chegada de novos equipamentos. Além do acompanhamento médico, os pacientes contam com um conjunto de tratamentos complementares, incluindo neuromodulação periférica, cromoterapia, auriculoterapia e agulhamento a seco. A equipe também realiza a confecção dos cartões de identidade da pessoa com fibromialgia, emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), garantindo mais reconhecimento e suporte para os pacientes. Os serviços já beneficiaram centenas de pessoas e, com a chegada de novos equipamentos, a expectativa é aprimorar ainda mais o atendimento e ampliar o suporte aos pacientes do município.
Para marcar a data, nesta segunda-feira, o prefeito Cristian Wasem anunciou, em reunião com o grupo Gente de Fibro, a homenagem a Daniel Lenz Corrêa, cujo nome passará a denominar o Ambulatório da Dor, “considerando a importância do trabalho desenvolvido pelo homenageado, na condição de Presidente Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Relacionadas (Anfibro), especialmente na conscientização e divulgação da fibromialgia”, diz o decreto publicado hoje (Nº 8448/25). “Esta é uma caminhada que começamos desde a nossa atuação na Câmara de Vereadores e, agora, enquanto prefeito, queremos ampliar ainda mais os projetos que temos feito de lá pra cá, como a qualificação do Ambulatório da Dor, que foi uma conquista importante. Hoje a fibromialgia é reconhecida no mundo todo, está tendo uma divulgação maior e nós temos que aproveitar este momento para conscientizar, mas também para cobrar de cada órgão os seus deveres”, disse o prefeito.
SAIBA MAIS
A Lei 14.233, de 2021, instituiu o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, porém três anos antes, em 12 de maio de 2018, Cachoeirinha instituiu o Dia Municipal de Sensibilização sobre a Fibromialgia, através da Lei N° 4.443, de autoria do então vereador Cristian Wasem, atual prefeito. Também de sua autoria, a Lei Municipal N° 4509/2019 concede atendimento prioritário e vagas de estacionamento preferenciais às pessoas com fibromialgia.
0 Comentários