Mais de 15 mil pessoas passaram pela 34ª Feira do Livro de Gravataí



Dança, teatro e show de Neto Fagundes marcaram o último dia do evento


Com o tema “Letras & Artes: Todas as Cores das Palavras”, a 34ª Feira do Livro de Gravataí teve como patrono o rapper e ativista gaúcho Rafa Rafuagi. Esta edição ficou marcada pela diversidade e representatividade cultural, pois abriu suas portas para o teatro, a dança, espetáculos musicais, contação de histórias, oficinas, sessões de autógrafos e muito mais.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

Os homenageados desta edição foram o ColetiveArts - coletivo de artistas, escritores, desenhistas e ilustradores - e o Clube Literário de Gravataí, que está completando 25 anos.

Durante a cerimônia de encerramento o prefeito de Gravataí Luiz Zaffalon agradeceu o empenho das equipes que trabalharam para o retorno do evento e também garantiu o compromisso do governo municipal com o setor cultural.

“Eu e o Dr. Levi somos parceiros permanentes destes eventos que fazem a cidade se sentir vibrante e participativa. Com certeza nos veremos no ano que vem, com uma feira ainda maior, pois é a cultura que conta a história. Ela resgata o passado, faz o presente e o futuro. Vida longa à cultura e à Feira do Livro de Gravataí”, alegrou-se o prefeito.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer Leandro Ferreira contou do retorno positivo do público e do sucesso que foi o evento. Ele também saudou todas as secretarias, equipes e pessoas envolvidas no trabalho feito para dar vida à Feira.

“Um evento deste tamanho não se constrói sozinho. Mas com essa equipe que a Prefeitura de Gravataí tem hoje à disposição, eu tenho certeza que a 35ª Feira do Livro vai fazer mais sucesso ainda. Já vamos começar a pensar nela na próxima semana”, garantiu o secretário.

Para o patrono Rafa Rafuagi a feira concluiu o seu papel: “contribuir para que as pessoas que visitaram o espaço saíssem dali mais conscientes e mais cultas”. Rafa afirmou que quer estar de volta à Gravataí e participar de mais eventos culturais na cidade, lugar onde ganhou novos amigos e amigas.

“Fico muito feliz de termos passado esses cinco dias com a Feira do Livro. Foi um momento rico, de troca de experiências. Vi muitas pessoas saindo daqui felizes e com livros nas mãos, o que é muito importante”, ressaltou o patrono da Feira.

A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural Silvia Maciel contou que, durante os cinco dias de evento, o que ficou de mais importante foi ouvir de poetas, artistas e de tantas outras pessoas, que a 34ª Feira do Livro de Gravataí foi a melhor.

Após recitar o Poeminho do Contra, de Mário Quintana, Silvia declarou “que os nossos voos sigam sendo cada vez mais altos”, desejando que a próxima edição da feira seja tão bem-sucedida quanto esta.

A secretária da Educação Aurelise Braun agradeceu a participação da comunidade e lembrou de quando recebeu o convite para que a Secretaria de Educação participasse do evento.

“Nós vamos andar de mãos dadas, não é possível fazer a Feira do Livro sem educação e cultura. Em 2024 estaremos trabalhando lado a lado, secretário Leandro. Nós precisamos estar cada vez mais juntos”, finalizou.

Promovida pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), a 34ª Feira do Livro contou com o financiamento do Pró-Cultura, o patrocínio de Massas Romena, Farmácias São João, Cestto Atacadista e a produção cultural da Engenho da Arte.

O evento também contou com o apoio da Guarda Municipal, da equipe de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), da equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), da equipe de zeladoria, da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).


Texto: Douglas Glier Schütz - Fotos: Tiago Cechinel





Postar um comentário

0 Comentários