Defesa Civil divulga orientações à população com a chegada de outro ciclone extratropical


Previsão das correntes de ar do ciclone no sábado

Entre sexta e sábado, haverá a atuação de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão, que deverá trazer até 150 mm de chuva para a Região Metropolitana.

Cachoeirinha | Diante do alerta da Defesa Civil do Estado, que pede atenção aos municípios em virtude da previsão de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão, que poderá trazer até 150 mm de chuva para a Região Metropolitana entre sexta e sábado, a Defesa Civil Municipal está divulgando orientações à população para que se proteja. “Solicitamos que os comércios encerrem as suas atividades às 20 horas, para garantir a sua segurança, de seus clientes e de seus funcionários em seu deslocamento, bem como as unidades de ensino localizadas na cidade, nos turnos da tarde e noite, tudo isso para evitar ao máximo a presença das pessoas nas ruas na hora do evento climático. Já enviamos ofícios a todos os estabelecimentos com estas orientações e estamos divulgando pelos meios de comunicação. É importante alertar que as pessoas acessem as informações pelos canais oficiais dos órgãos públicos, para evitar as fake news e o pânico desnecessário”, afirmou o diretor do órgão, Vanderlei Marcos.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

Conforme a MetSul Meteorologia, as chuvas podem chegar a 150 mm e os ventos podem ter potencial de ocasionar queda de árvores, destelhamentos e outros danos semelhantes, mas não se espera um ciclone como foi o anterior, em meados de junho, quando choveu 219 mm em 24 horas. “Esta precisão só vamos ter 12 horas antes do evento, quando os meteorologistas vão nos atualizar com os dados mais seguros. Mas vamos nos prevenir para que a população possa estar segura caso algo pior aconteça”, revelou Vanderlei.

Confira algumas orientações da Defesa Civil:

– Proteja vidros e janelas com madeiras e mantenha cortinas e persianas fechadas para que sirvam de proteção contra estilhaços;
– Mantenha desligado aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica e válvulas de gás fechadas;
– Evitar circular na rua durante o período do alerta;
– Buscar abrigo em local seguro;
- Moradores em áreas de risco de alagamento que puderem, busquem se abrigar em casa de familiares ou amigos em local seguro;
- Colocar eletrodomésticos, eletrônicos e documentos em local seguro;
- Retirar veículos de região de alagamento;
– Manter-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias;
– Atenção especial no trânsito (motoristas e pedestres);
– Dúvidas e emergências, acione a Defesa Civil – 24 horas: (51) 98034-2664 (WhatsApp);
– Em caso de emergência, ligue para a Guarda Municipal pelo 153 ou Corpo de Bombeiros pelo fone 193;
- Alertas da Defesa Civil do Estado podem ser recebidos via SMS. Basta enviar o seu CEP para o número 40199.


Redação: Vanessa Martins

Postar um comentário

0 Comentários