Prefeitura de Cachoeirinha leva pessoas com deficiência para conhecer o mar

 




Pessoas com diferentes deficiências puderam tomar banho de mar com cadeira adaptada.


A secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC) proporcionou um passeio diferente a um grupo de usuários. Nesta quinta-feira, 16, eles foram à praia de Capão da Canoa, no Litoral Norte do Estado. Conforme a coordenadora de Proteção Social Especial da SMASC, Simone Moraes, 15 pessoas com diferentes deficiências participaram da excursão, que foi proposta por uma das usuárias. “Muitas nunca tinham vindo à praia, então não tem preço ver este momento. As pessoas têm o direito de ter uma estrutura que garanta um banho de mar com segurança”. Marquinho Lang, presidente da FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul), entidade que promove o projeto Banho Assistido, explica que o acesso ao banho de mar que, para muitas pessoas é algo tão simples, é bastante complicado para quem tem dificuldade de locomoção. “Então, com as nossas cadeiras anfíbias, a gente consegue dar total segurança para estas pessoas tomarem um banho com segurança. Nós proporcionamos o Banho Assistido desde 2012, mas este ano nós criamos o Disk-banho Assistido e foi desta forma que agendamos este momento. Nós temos hoje quase 50 locais no Rio Grande do Sul onde oferecemos este serviço, incluindo praia de mar, de água doce e piscinas”, disse ele.

Geane Cunha, servidora do município, foi uma das contempladas e há 20 anos não tomava banho de mar: “foi maravilhoso. No começo estava com receio sim, mas depois não deu mais vontade de sair”, conta ela. Lisete Pires dos Santos, usuária da Assistência Social do município e que nunca tinha ido à praia, descreveu: “a sensação é incrível, inesquecível”.

Para Nerisson Oliveira, secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, “foi maravilhoso poder presenciar a felicidade das pessoas em tomar um banho de mar. A gente sabe a dificuldade que é, e quem quiser também, pode entrar em contato com os CRAS da cidade que nós vamos nos organizar para trazer mais pessoas para ter esta oportunidade”. Os telefones dos CRAS estão no link: cachoeirinha.atende.net/cidadao.

Por Vanessa Martins/PMC
Foto: Tiago Cechinel/PMC

Postar um comentário

0 Comentários