Gravataí tem mais de 6 mil crianças que ainda não receberam as doses de reforço contra a poliomielite

Campanha de vacinação termina neste sábado (22). Meta é imunizar 95% do público-alvo


A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que 6.222 crianças ainda não receberam as doses de reforço (gotinhas) contra a paralisia infantil no município. A campanha de vacinação contra a poliomielite - destinada a crianças a partir de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias - termina neste sábado, 22. As doses seguem disponíveis em todas as 29 unidades de saúde e no Gravataí Shopping Center.


“São só duas gotinhas que ajudam a fazer com que as nossas crianças não tenham o retorno dos efeitos e das sequelas da pólio, erradicada há mais de 30 anos no Brasil. É sempre importante ressaltar que, mesmo aqueles que já estão com o esquema vacinal completo, devem fazer o reforço”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

De acordo com dados da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, 8.773 doses de reforço foram aplicadas no município. Isso representa 58,51% da população-alvo da campanha em Gravataí, de 14.995 pessoas. A meta é chegar aos 95%. A SMS orienta aos pais e responsáveis que levem a caderneta de vacinação da criança para que as equipes de saúde possam fazer a avaliação de cada caso.

Confira os locais e os horários de vacinação contra a poliomielite no município (de segunda a sexta-feira):


- Todas as 29 unidades de saúde municipais - conforme horário do posto e disponibilidade de doses

- Gravataí Shopping Center: das 18h às 20h30min


Poliomielite


Causada pelo poliovírus, a poliomielite é uma doença altamente transmissível que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em poucas horas. O vírus é transmitido, principalmente, por contato direto pessoa a pessoa, pelas vias fecal-oral e, em menor frequência, por água ou alimentos contaminados. Em casos graves, a doença pode causar sequelas irreversíveis e levar à morte.




Postar um comentário

0 Comentários