GRAVATAÍ: Após ser resgatado, tucano-de-bico-verde está em fase de reabilitação



No último ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema) resgatou cerca de 350 animais silvestres, de diferentes espécies


Gravataí é referência nos cuidados aos animais. Ao longo do último ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema) resgatou cerca de 350 animais silvestres, de diferentes espécies, entre eles, um tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus). A ave foi resgatada em janeiro deste ano do pátio de uma residência e encaminhada para tratamento em uma clínica voluntária especializada. Três meses depois, está quase pronta para ser devolvida ao seu hábitat.


A denúncia de maus-tratos foi comunicada ao Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Municipal, pelo Disque 153. De acordo com a Sema, esse tipo de caso tem aumentado nos últimos anos, principalmente, pelo fato de os animais silvestres estarem sofrendo um déficit nos locais destinados ao seu hábitat.

Conforme Isabela Kirsten, bióloga da Sema, para garantir a manutenção dessa fauna, que é fundamental para o meio ambiente, a secretaria vem intensificando os resgates ao longo dos últimos anos. Entre os animais mais recorrentes, destacam-se as espécies: ouriço-cacheiro, gambá-de-orelha-branca, curicaca, quiri-quiri, cágado-de-barbelas, lagarto teiú, bacurau-da-telha, a coruja-do-mato e o maçarico-do-banhado.

A Sema alerta que maus-tratos a animais são considerados crimes ambientais, previstos na Lei Nº 5.197/1967, que dispõe sobre a proteção da fauna, e pela Lei nº 9.605/1998, que dispõe sobre os crimes ambientais. Caso encontre algum animal silvestre, deixe-o em local seguro e acione os órgãos competentes para que seja feito o manejo correto, preservando suas vidas. O contato pode ser realizado pelo Disque 153 do Grupamento Ambiental de Gravataí ou pelo telefone (51) 3191-5161 da Sema.



Texto: João Pedro Espíndola/PMG - Fotos: Divulgação












Postar um comentário

0 Comentários