GRAVATAÍ : Escolas municipais são destaque na competição desenvolvida pelo Instituto General Motors de São Paulo





Participaram da competição escolas públicas de três estados brasileiros

As equipes das escolas municipais de ensino fundamental (Emef) Professora Idelcy Silveira Pereira e Vinícius de Moraes conquistaram, nesta quarta-feira, 15, as três primeiras colocações na categoria de Ensino Fundamental do desafio Associação Engenharia Automotiva (EAE) do Instituto General Motors de Manufatura Avançada de São Paulo. A competição, que envolveu escolas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, visou difundir a cultura do empreendedorismo e da inovação. As equipes da escola Professora Idelcy Silveira Pereira ficaram em primeiro lugar, com o projeto ColadorApp, e em terceiro lugar, com o Brechó App. Já a escola Vinícius de Moraes conquistou o segundo lugar com o projeto Brechó Digital. 


O convite para participar da competição surgiu do próprio Instituto General Motors (IGM), para a Secretaria Municipal de Educação (Smed), que fez a mediação entre as escolas e a organização. Tanto a secretária Magda Ely quanto a representante do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) Nayala Ramos, ambas da Smed, parabenizaram as equipes das escolas Professora Idelcy Silveira Pereira e Vinícius de Moraes. Nayala ainda acrescentou que “é uma satisfação poder auxiliar no desenvolvimento das potencialidades dos alunos”.

Desde julho, os estudantes tinham um encontro semanal on-line com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), que passava as tarefas da competição. Na quarta-feira, 15, dia da final do desafio, as equipes das escolas de Gravataí foram as últimas a apresentar seus projetos, o que deixou os alunos um pouco envergonhados, porém, quando foi divulgado o resultado, os estudantes foram surpreendidos com as suas colocações e comemoraram a conquista.

Os professores Camila Scussel, da Emef Vinícius de Moraes, e Marcelo Leite, da Emef Professora Idelcy Silveira Pereira, que foram responsáveis pelas equipes vencedoras, relataram a felicidade dos alunos e de toda a comunidade escolar com a premiação. O professor Marcelo Leite acrescentou que “foi muito bacana participar da competição e, quando saiu o resultado, foi um misto de alívio com dever cumprido. Ficamos todos muito alegres e orgulhosos”.

A equipe formada pelos alunos Cauã Costa Carballeira, Laís Giovana dos Santos e Guilherme Luís dos Santos Coelho, que ficaram em primeiro lugar, foram premiados com a estruturação de um laboratório de informática com 4 computadores, 1 roteador, 1 projetor portátil e 1 kit lego Mindstorms. A equipe que conquistou o segundo lugar, formada pelos alunos Gabriel Trindade, Julia Ristow, Maria Eduarda Meneghetti e Rafaela Souza, ganhou 2 computadores, 1 webcam, 1 roteador e kits Arduino Robótica. Já os alunos Kauanny Kiryiama de Araújo, Natália de Moraes José, Mariana da Silva dos Santos, Pedro Gomes Schimidt, Emily Fleck e Isabelly Felisberto Konig, que ficaram em terceiro lugar, foram premiados com 1 Kit Arduino Robótica e 1 curso ministrado pelo Laboratório Aberto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.


Texto: Thaila Lopes/PMG - Fotos: Divulgação - Revisão: Tiemi Sá

Postar um comentário

0 Comentários