ANUNCIE AQUI


GRAVATAÍ | Zaffalon participa da aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Municipal



Turma é composta por agentes de Gravataí e de Campo Bom




O prefeito Luiz Zaffalon participou da aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Municipal. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 4, e foi destinada a oito agentes de segurança de Gravataí e 32 agentes do município de Campo Bom. Um convênio foi firmado entre as prefeituras de Campo Bom e de Gravataí para realizar a formação dos agentes. O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, também esteve presente na cerimônia, que ocorreu no auditório da Ulbra Gravataí, local que sediará as aulas.

Segundo Zaffa, a Guarda Municipal (GM) é um dos serviços públicos mais bem quistos pela comunidade. "Isso se dá pela excelência com que estas pessoas são formadas e se comportam diante das mais diversas cenas do dia a dia da nossa população", afirmou. Ele destacou que, por saber da importância da corporação para a qualidade de vida dos munícipes, decidiu por valorizar a categoria, aumentando, até o final do seu governo, o valor do risco de vida para 90% do salário dos agentes. O prefeito Zaffa também agradeceu ao prefeito Orsi, de Campo Bom, por ter reconhecido o trabalho que é realizado em Gravataí e por "ter escolhido a nossa guarda para formar os agentes da sua cidade".

O secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública, coronel Flávio Lopes, destacou que o curso de formação, que tem, ao todo, 1.312 horas/aula, distribuídas entre 31 disciplinas, é realizado por uma equipe multidisciplinar que busca formar agentes com competências para atuar como promotores da segurança e da ordem pública. "Todo e qualquer passo que se dá, na área da segurança, não se pode voltar atrás. Por isso, parabenizo o prefeito de Campo Bom por ter tomado essa decisão e agradeço toda a confiança e valorização que tanto o ex-prefeito Marco Alba como o prefeito Luiz Zaffalon têm dado a nossa corporação", ressaltou o coronel.

O prefeito Luciano Orsi agradeceu a acolhida de Gravataí e desejou que a sua turma de guardas municipais, em formação, aproveitem ao máximo os ensinamentos e a oportunidade de qualificação profissional. "Tenho certeza que, ao final do curso, todos estarão em condições de prestar um serviço de excelência para a nossa comunidade", finalizou.


No ato, foi assinado o convênio entre as prefeituras para a realização da formação. As autoridades também destacaram e agradeceram a direção da Ulbra Gravataí por ceder o espaço. Também estiveram presentes, o secretário municipal de Segurança e Trânsito de Campo Bom, delegado Rosalino Seara, o comandante da Guarda Municipal de Gravataí, Henrique Gaus, o comandante da Guarda Municipal de Campo Bom, Ednei Lopes, o presidente da Câmara de Vereadores de Campo Bom, Alexandre Hoffmeister, e o diretor da Ulbra - Campus Gravataí, Daniel de Brum.


Saiba mais sobre a Guarda Municipal de Gravataí:


A Guarda Municipal de Gravataí (GM) foi criada, em 7 de setembro de 1996, por meio do Decreto N°1.066. Seu lema é: Servir e Proteger. Desde a sua criação, a Guarda Municipal presta serviços relevantes para a comunidade de Gravataí. No início, o efetivo era de cem guardas, sendo que, na gestão do ex-prefeito Marco Alba, a Guarda Municipal de Gravataí dobrou o seu pessoal, passando a contar com 240 agentes.

Atualmente, cumpre o seu dever com um desdobramento operacional composto por seis grupamentos:


1 - GRUPAMENTO PATRIMONIAL: Com a missão de guarda e vigilância dos prédios municipais.


2 - GRUPAMENTO ESCOLAR: Com a missão de promover a segurança das 77 escolas do município.


3 - GRUPAMENTO DE POLICIAMENTO COMUNITÁRIO: Encarregado de zelar e manter a ordem Pública da comunidade de Gravataí.


4 - GRUPAMENTO AMBIENTAL: Com a missão de promover ações de educação e segurança ambiental, atuando em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA) e com a diretoria de Bem Estar Animal do Município.


5 - GRUPAMENTO DE OPERAÇÕES COM CÃES: Com a missão de dar suporte às ações de enfrentamento às drogas e, também, aos demais Grupamentos da Guarda Municipal, Susepe, Polícia Civil e polícias rodoviárias Estadual e Federal.


6- RONDAS OSTENSIVAS MUNICIPAIS: Grupamento de pronta resposta ao atendimento dos chamados de urgência.


Sobre a formação:


Entre outras ações desenvolvidas pela Secretaria para Assuntos de Segurança Pública de Gravataí, está a formação de guardas municipais, que se dá por meio de um currículo próprio, elaborado com base na Matriz Curricular Nacional para a Formação das Guardas Municipais da SENASP do Ministério da Justiça e, também, pelo que está previsto na Lei Federal 13.022, de agosto de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

Gravataí é um referencial para a formação em Segurança Pública Municipal. Pelo município, já passaram, além das turmas para atender a população local, a formação de guardas para Esteio, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Tramandaí e Imbé.


Texto: Paloma Vargas/PMG - Fotos: Douglas Rosa - Revisão: Tiemi Sá 



Postar um comentário

0 Comentários