Gravataí recebe três viaturas semiblindadas para a BM

 

Camionetes foram adquiridas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública do Governo Federal

Em solenidade no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (20) foram entregues 53 novas caminhonetes Hilux semiblindadas para a Brigada Militar. O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite.

Os veículos foram distribuídos entre os batalhões de Porto Alegre e da região metropolitana. E o 17º BPM de Gravataí recebeu três novas viaturas. Cachoeirinha também recebeu a mesma quantidade de veículos.

Cada uma das 53 viaturas tem valor de R$ 204,5 mil, totalizando R$ 10.838.500 em recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) transferidos para o Fundo Especial de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (Fesp). Atendendo ao foco territorial de combate ao crime estabelecido pelo RS Seguro, os veículos foram destinados para 11 cidades do grupo de 23 municípios priorizados programa que apresentam os maiores indicadores criminais, conforme monitoramento mensal da Geseg. 

Resistência quatro vezes maior do que a do aço

A tecnologia de blindagem nas camionetas da BM é a mesma instalada nas Dusters já entregues à Polícia Civil. Utiliza na carroceria dos carros mantas com nove camadas do tecido de fibra de aramida, mais leve do que o aço e com capacidade de resistência quatro vezes maior. A proteção instalada é do nível III-A, que suporta disparos de todos os tipos de arma de mão, como pistola .40 e 9mm.

O sistema de aplicação utiliza somente peças inteiras de manta, moldadas exatamente de acordo com a área a ser coberta. O mesmo é feito nas partes que recebem reforço em aço, com peças estampadas no formato idêntico ao do desenho de projeto das montadoras, o que facilita a instalação e qualifica o nível de proteção ao eliminar a necessidade de emendas.

Nos vidros, a blindagem é composta pela sobreposição de materiais para assegurar a resistência balística padrão: são três camadas de vidro, intercaladas com uma de aço, duas de película plástica PVB (polivinil butiral), além de selante de poliuretano (PU) e uma última de plástico policarbonato.

Para cada uma das unidades adaptadas, é emitido um certificado de blindagem do Exército, vinculado ao chassi do carro, garantindo a rastreabilidade do material de uso restrito.

Com informações da Secom/RS - Foto: divulgação





Postar um comentário

0 Comentários