Anúncios

Festival automotivo épico: mais de 20 mil fãs participam da inauguração oficial do Autódromo FuelTech Velopark em Nova Santa Rita (RS)




Festival automotivo épico: mais de 20 mil fãs participam da inauguração oficial do Autódromo FuelTech Velopark em Nova Santa Rita (RS)

Evento realizado no sábado (7/2) consagrou-se como o maior da história do circuito gaúcho e será promovido todos os anos, em fevereiro. Os apaixonados por carros conferiram exposição com mais de 1.000 veículos antigos e customizados, shows de drift e manobras radicais

Um festival automotivo épico, que entra para a história do automobilismo brasileiro. A inauguração oficial do Autódromo FuelTech Velopark atraiu, no último sábado (7/2), um público recorde de 20 mil pessoas, consagrando-se como o maior evento já promovido no tradicional circuito gaúcho, localizado em Nova Santa Rita. Realizado do entardecer à meia-noite, teve como atrações uma exposição com mais de 1.000 carros antigos e customizados, shows de drift, manobras radicais e a participação de dezenas de celebridades do mundo automotivo, que transmitiram podcasts e interagiram com os fãs. “Este festival superou todas as expectativas e já decidimos que será realizado anualmente em fevereiro, em um formato ainda maior e com mais atrações”, garante o fundador e CEO Global da FuelTech, Anderson Dick.

Muito antes do início da programação, às 17 horas, longas filas se formaram no entorno do autódromo. Mas como carro antigo não anda, e sim desfila, a contemplação das máquinas pelos fás já começou no congestionamento. O tempo firme e a temperatura agradável permitiram, inclusive, curtir o tão esperado pôr do sol. Clássicos norte-americanos, europeus e japoneses fabricados em diversas décadas foram expostos lado a lado, lotando a reta dos boxes e a pista auxiliar. Uma exposição eclética, que integrou fãs orgulhosos, desfilando com a camiseta da FuelTech. Quando anoiteceu, um clima de Velozes e Furiosos tomou conta do autódromo, em um ambiente especialmente iluminado e marcado pelo cheiro de gasolina, barulho dos motores e fumaça dos pneus cantando. Não há dúvida de que o FuelTech Velopark é o grande templo para os apaixonados por carros e automobilismo.

A Garagem FuelTech foi um dos atrativos mais disputados, com 17 veículos expostos. Todos estavam curiosos para ver ao vivo as revelações da Ferrari F355 Turbo restaurada pela Kalu Import e dos outros dois três carros surpresa pilotados por Anderson Dick e Luis de Leon na caravana que saiu de São Paulo: o Ford Galaxie 1967, o Ford Mustang 1968 e o Mercedes-Benz 190E ano 1990. Ao lado do DeLorean DMC-12, um sósia (cosplayer) do personagem Doc. Brown, da trilogia De Volta para o Futuro, interagiu com o público, que aproveitou para fazer muitas fotos e vídeos.

Os shows de drift foram outra grande sensação: as principais feras da modalidade arrancaram aplausos do público com manobras controladas em alta velocidade. Já a Arena Insana teve burnout, zerinho e exibições de pilotos famosos. Um dos momentos mais aguardados da noite foi a apresentação especial que Josimar Hudema fez com o seu Opala Carbon Jet, ligando a turbina de avião e cuspindo labaredas de fogo. Um show inesquecível de potência e força bruta!


100 empresas comercializaram produtos

Os boxes permaneceram abertos à visitação durante toda a programação. Dessa forma, o público vivenciou o clima dos bastidores do autódromo, conversando com especialistas. Ao melhor estilo Sema Show, 100 empresas parceiras expuseram e comercializaram produtos e serviços relacionados a carros. A praça de alimentação ficou lotada, oferecendo opções de lanches e até churrasco. No lounge, as famílias puderam descansar e recarregar as energias. A banda New Wave e o cantor Maurício Sonnenberg garantiram a diversão com grandes sucessos do pop e do rock.

Na Área Off-road, foram expostos veículos preparados para trilhas, 4x4 extremos, picapes, UTVs e projetos especiais. Diversos caminhões também marcaram presença. A Exposição de Arrancada exibiu motos e alguns dos carros mais famosos e potentes do Brasil. O empresário de Guaíba Gélson Silva, 53 anos, e o filho Wallace Henrique, 32, levaram o bólido que deu a eles o bicampeonato do Armageddon no ano passado. O motor, que gera 1.700 cv, podendo chegar a 3.000 cv, ficou à mostra para que os fãs pudessem fotografar à vontade. “Hoje, no RS, o FuelTech Velopark é a casa do esporte. É uma alegria participar desta inauguração”, afirma Gélson.


Várias tribos unidas pela mesma paixão

A inauguração do autódromo mobilizou várias tribos unidas por uma mesma paixão: o automóvel. Milhares de aficionados, os chamados “gear heads”, percorreram grandes distâncias especialmente para a inauguração. Participaram representantes do Uruguai, Paraguai e Argentina, além de diversos estados brasileiros. Somente de São Paulo, foram cerca de 1.000 veículos. Uma das maiores caravanas, com nada menos que 400 veículos, saiu na quinta-feira (5/2) do Parque Dream Car de São Roque, chegando na sexta-feira à tardinha em Nova Santa Rita. Além de expor 5 carros raros, o próprio Dream Car participou das apresentações com 4 pilotos e dois veículos de drift. “Ficamos muito gratos com o convite para prestigiar esta belíssima festa e poder mostrar parte do nosso acervo, bem como a qualidade do show de drift”, salienta o diretor do Dream Car, Marcelo Marcicano Elias.

Também marcaram presença centenas de grupos de diversas regiões do RS. Quem mora perto sentiu-se na obrigação de participar, a exemplo do analista de sistemas Gustavo Iankoski, de 41 anos, e a namorada, Simone Souza, 43. Ambos residem em Charqueadas, distante apenas 80 km de Nova Santa Rita, e exibiram na pista o Volkswagen Voyage 1994 equipado com injeção FT 450. “A gente já vai aos encontros FuelTech & Chimarrão e não podíamos ficar de fora desta inauguração, que foi ainda melhor do que esperávamos. Acredito que o FuelTech Velopark vai ajudar a fortalecer o meio dos carros antigos, que é uma comunidade familiar”, opina Gustavo.


Circuito gaúcho entra em uma nova fase

A festa de inauguração marcou oficialmente o início de uma nova fase para o Autódromo FuelTech Velopark. Este foi o primeiro evento oficial do tradicional autódromo gaúcho após a aquisição, em outubro de 2025, pela FuelTech, empresa referência no desenvolvimento de sistemas eletrônicos de gerenciamento de motores para alta performance. Um projeto que começou tímido e ganhou o mundo, voltando agora para as suas origens. Mais do que apenas estrear uma nova sede, a FuelTech finca uma bandeira, consolidando a liderança no desenvolvimento de tecnologias.

Realizada no palco principal, a cerimônia contou com a participação dos CEOs da FuelTech Anderson Dick e Leonardo Fontolan, dos diretores Luís De Leon e Alex Wagner e do prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella. Anderson Dick elogiou a gestão anterior, comandada por Sofia Costa, e lembrou que a proximidade com o autódromo tornou a FuelTech um sucessor natural do empreendimento. “Foi a maior loucura que já fiz na minha vida, mas não me arrependo, especialmente pelo que estamos vendo aqui hoje. Nosso objetivo é movimentar o autódromo não só para o Rio Grande do Sul, mas para o Brasil e América Latina”, adianta.

O presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), Arlindo Signor, esteve no estande da entidade e revelou-se entusiasmado, destacando as novas expectativas que surgem a partir de agora. “É um novo marco para o automobilismo do Rio Grande do Sul e do Brasil. Felizmente, o autódromo caiu nas mãos certas, recebendo uma injeção diferente, o que fica evidente pelo sucesso deste grandioso evento”, elogia.

Inauguração injeta recursos na economia

Não há números oficiais, mas estima-se que o evento de inauguração injetou milhões de reais tanto na economia de Nova Santa Rita quanto em diversas regiões do Rio Grande do Sul. As 100 empresas que comercializaram produtos e serviços registraram faturamento acima da média devido à lotação do evento.

Além disso, os milhares de entusiastas que viajaram nas caravanas igualmente movimentaram recursos em hotéis, restaurantes e postos de combustíveis ao longo do trajeto, especialmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Com a previsão de eventos regulares nesta nova fase do Autódromo FuelTech Velopark, cria-se um amplo leque de possibilidades para empresas de todos os portes e segmentos econômicos.

Postar um comentário

0 Comentários