Com o cadastro atualizado e completo é possível traçar o histórico de saúde qualificando o cuidado e o acesso aos serviços saúde
O prazo para realizar o Recadastramento Obrigatório do Sistema Único de Saúde (SUS) foi prorrogado até o dia 29 de dezembro. Pacientes não recadastrados terão seus acessos aos serviços inativados até a regularização, que é necessária para a liberação de novo financiamento do SUS e manutenção dos serviços de saúde pelo governo federal que ocorrerá a partir de janeiro de 2026.
Até o momento, apenas 33,4 mil usuários de Cachoeirinha se recadastraram. Isso representa cerca de 24,2% da meta, levando em consideração que atualmente Cachoeirinha tem 136 mil habitantes, de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Este procedimento é importante pois “com o histórico completo do paciente, podemos atender de forma mais qualificada e eficiente. Desta forma, haverá maior controle e planejamento das ações de saúde”, explicou a secretária municipal de Saúde, Bianca Breier. A SMS lembra que muitos cidadãos levaram os formulários para preencher em casa, que ainda não foram entregues.
O recadastramento pode ser realizado nas unidades de saúde de referência do usuário, seja Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta, das 8h às 17h. Quem não puder se deslocar até a unidade poderá pedir a alguém que leve os documentos e, assim proceder.
Confira o que precisa levar:
- Documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.) – OBRIGATÓRIO
- CPF – OBRIGATÓRIO
- Comprovante de residência atualizado (na ausência deste documento no nome da pessoa, será preciso a declaração do dono do imóvel no próprio comprovante, constando número de documento e assinatura)
– OBRIGATÓRIO
- Cartão do SUS - IMPORTANTE
- Número do PIS/NIS – IMPORTANTE
- Carteira de trabalho (caso possua)

0 Comentários