![]() |
Carmen Ferrão (centro), entre Márcio Carvalho (esquerda) e Maria Fernanda Santin (direita) - crédito: Vini Dalla Rosa |
Modelo inédito de copresidência para a gestão 2026–2028 propõe quebra de paradigmas na cultura regional, focando na arte como vetor de educação permanente
A Fundação Bienal do Mercosul convida a imprensa para a coletiva que marcará o anúncio de sua nova diretoria para o triênio 2026–2028. O encontro com jornalistas acontece às 10h30min do dia 10 de novembro, no Instituto Caldeira - Travessa São José, 455 – Bairro Navegantes, em Porto Alegre. A posse oficial dos novos dirigentes da Instituição será realizada no dia 11 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), localizado na Rua Comendador Azevedo, 256 - Bairro Floresta, em Porto Alegre. A cerimônia acontece às 18h, e será seguida de uma confraternização, às 19h – ambas abertas ao público. A celebração será encerrada com uma festa por adesão, às 20h, no Rádio Agulha (Shopping Total), com convites a R$ 180,00 a serem revertidos como doação à Fundação Bienal do Mercosul.
Marcando um momento histórico com a adoção do inédito modelo de copresidência, o Conselho da Instituição elegeu a nova diretoria em 16 de outubro deste ano. O novo formato de gestão – que sucede a presidência anterior liderada por Carmen Ferrão – simboliza a união de diferentes forças e visões na condução da Bienal e será assumido conjuntamente pelo arquiteto e empresário Márcio Carvalho e pela economista e empresária Maria Fernanda de Lima Santin.
A dupla já compartilha uma trajetória de sucesso à frente da Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS (AAMACRS), onde foi responsável pela realização da tão aguardada sede própria do Museu. Eles adiantam que o primeiro e mais significativo passo de sua gestão será a revisão estratégica da Fundação Bienal do Mercosul (que em 2027 celebra 30 anos de sua primeira mostra), com o objetivo de consolidá-la não apenas como realizadora de um grande evento a cada dois anos, mas como uma instituição de cunho permanente e um vetor de educação contínua através da arte e da cultura. A proposta é ampliar a articulação da Bienal com outros eventos e projetos transversais nas artes já integrados ao calendário do Rio Grande do Sul, fortalecendo Porto Alegre como um polo criativo e expressivo, reconhecido por sua produção artística e pelo turismo ligado à cultura. Além do aspecto regional, a nova presidência pretende ampliar o diálogo e o intercâmbio com iniciativas nacionais e internacionais do setor.
Assim, com uma visão de futuro ambiciosa, a nova copresidência já delineia três eixos de fortalecimento, que guiarão seu trabalho: o foco na Bienal como Educativo permanente – fortalecendo o papel da Fundação como fomentadora contínua de projetos educativos e de formação de pensamento crítico, atuando também entre as edições do evento; como Identidade territorial e simbólica – visando reforçar o evento como expressão da identidade artística e cultural do território sul-americano, com foco nos países do Mercosul, buscando posicionar a Bienal do Mercosul entre as principais plataformas de arte contemporânea do continente; e como eixo articulador do Calendário cultural – fortalecer a Bienal do Mercosul por meio da conexão com outros eventos de arte e iniciativas culturais regionais e nacionais, estimulando itinerâncias, parcerias e uma agenda integrada que potencialize o calendário artístico do Rio Grande do Sul. A intenção é promover sinergia entre instituições e projetos — como a Bienal de São Paulo e demais vetores culturais do Brasil e da América do Sul —, construindo uma grande convergência de ações que reafirme a primavera como temporada simbólica da arte no estado.
SERVIÇO:
● Coletiva de imprensa: Dia 10/11/25 (segunda-feira), às 10h30min, no Instituto Caldeira, Espaço Campus (Travessa São José, 455 – Bairro Navegantes – Porto Alegre).
● Posse oficial da nova diretoria: Dia 11/11/25 (terça-feira), no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS (Rua Comendador Azevedo, 256 – Bairro Floresta – Porto Alegre).
18h - Cerimônia de posse (aberta ao público).
19h - Confraternização (aberta ao público).
● Festa de posse: Dia 11/11/25 (terça-feira), às 20h, no Rádio Agulha (Shopping Total). Evento por adesão, com convites a R$ 180,00 revertidos para a Fundação.
_entre%20Marcio%20Carvalho%20(esquerda)%20e%20Maria%20Fernanda%20Santin%20(direita).jpg)
0 Comentários