Referência em cuidado oncológico, a Santa Casa de Porto Alegre lança, nesta quarta-feira (1º/10), a nova campanha de conscientização sobre o câncer de mama da instituição. Durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a doença, o tema "A Vida Pede Rosa" abordará a prevenção do câncer a partir da ótica de mulheres que colocam a saúde como prioridade, tendo a prevenção como primeiro passo para uma vida mais saudável. Em Gravataí, direção e colaboradores do Hospital Dom João Becker vieram com vestimenta rosa (foto), reforçando a conscientização nesse mês tão emblemático.
"Hoje, imagens de rotina das mamas são recomendadas para mulheres a partir dos 40 anos. Existem medidas que podem ser positivas, que vão desde atividade física e hábitos alimentares, mas que precisam ser acompanhadas também de uma rotina de prevenção, com exames e consultas médicas regulares", explica o oncologista Antonio Dal Pizzol Jr., diretor adjunto do Hospital Santa Rita, referência em tratamento oncológico e também integrante do Grupo Hospitalar Santa Casa.
O Instituto Nacional de Câncer estima que, em 2025, mais de 73 mil mulheres receberão o diagnóstico de câncer de mama. Foi o caso da artista plástica e designer Sissa Sapper, 68 anos, que descobriu um câncer de mama em março, após uma suspeita identificada em exames de rotina. "A gente nunca está preparada para receber o diagnóstico. No primeiro momento, senti muito medo, mas depois pensei que a vida não pode parar e que cada instante é um presente", relatou.
Paciente do Hospital Nora Teixeira, também da Santa Casa, Sissa está em fase de radioterapia. "O acolhimento, o cuidado e o afeto da equipe foram fundamentais e fizeram a diferença. No dia da cirurgia, entrei confiante e saí confiante", lembrou.
"Os avanços na medicina impactam tanto a prevenção quanto o tratamento. Testemunhamos diariamente como esse cenário impacta positivamente as pacientes diagnosticadas com a doença no Hospital Santa Rita e no Centro de Oncologia do Hospital Nora Teixeira. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de sucesso na recuperação", reforça Dal Pizzol.
0 Comentários