Ação faz parte do Projeto MP Sustentare que deseja ampliar os pontos de coleta para diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
Por Sabrina Galdino/Ascom
Nos dias 30 de outubro a 01 de novembro, a população das cidades de Porto Alegre, Tapes, Arambaré e Cachoerinha, receberão um mutirão de descarte de aparelhos eletroeletrônicos. A iniciativa faz parte do Projeto “MP Sustentare”, criado pelo Ministério Público em parceria com o Governo Estadual e a empresa JG Recicla, do qual também participam a Prefeitura dos municípios e a Circular Brain.  “Estamos construindo caminhos para que o descarte consciente seja cada vez mais acessível para a sociedade e essa parceria com a JG Reciclagem, dentro do Programa MP Sustentare, reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento da economia circular no Rio Grande do Sul” explica Lívia Santarelli, Gerente de Campanhas Ambientais da Circular Brain.
O objetivo é ampliar a campanha “Sustentare”, realizada em Porto Alegre, que além de levar o descarte correto para a população, também leva para apenados oportunidades de ressocialização, uma vez que participam do processo de separação e desmonte dos resíduos eletrônicos, gerando renda para as suas famílias.
A procuradora de Justiça Dra. Ana Maria Moreira Marchesan, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, explica que o projeto MP Sustentare busca não apenas assegurar a destinação adequada do lixo eletrônico, mas também fomentar campanhas de educação ambiental e conscientização da população. “Com a organização da coleta e o correto encaminhamento dos resíduos, o município poderá reduzir custos com transporte e descarte em aterros sanitários. Além disso, o projeto tem um viés social importante, ao empregar mão de obra prisional e contemplar jovens atendidos pela Fundação O Pão dos Pobres, que reaproveitam equipamentos doados.”
Segundo dados da ONU, em Porto Alegre, são produzidas 15 mil toneladas de resíduos eletrônicos por ano, equivalente a 11,6 kg por pessoa, e apenas 3% de todo resíduo gerado no Brasil é reciclado.  “Cuidar da cidade significa também cuidar das pessoas. Ao promover o descarte correto dos eletrônicos, estamos preparando nossa comunidade para que seja mais sustentável para as próximas gerações.” diz Joelson Gonçalves Orrigo, sócio administrador da JG Recicla.
Durante o mutirão serão aceitos eletroeletrônicos como celulares, notebooks, cabos e tomadas, carregadores, mouses, secadores de cabelo, entre outros. Não serão aceitos devido periculosidade: pilhas, baterias, toners e Lâmpadas e TV de tubo. Aparelhos grandes como geladeiras, fogões elétricos e até lavadoras também poderão ser descartados.
Confira a localização dos pontos de coleta de materiais eletroeletrônicos:
Cachoeirinha
01/11, das 9h às 17h
Local: Parcão Municipal - R. Érico Veríssimo, 146 - Parque da Matriz
Porto Alegre
30/10 das 8h30 às 16h
Local: Teatro Renascença: Av. Érico Veríssimo, 307, Menino Deus.
Tapes
31/10, das 9h às 11h30.
Local: Rua Felicíssimo de Alfonsin nº 659, Praça Rui Barbosa-  centro.
Arambaré
31/10, das 13h30 às 16h30.
Local: Rua Dr. Donário Lopes, nº 85 - centro

 
 
 
 
 
.png) 
0 Comentários