Cachoeirinha, Porto Alegre, Tapes e Arambaré recebem mutirão de descarte de resíduos eletrônicos





Ação faz parte do Projeto MP Sustentare que deseja ampliar os pontos de coleta para diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Por Sabrina Galdino/Ascom

Nos dias 30 de outubro a 01 de novembro, a população das cidades de Porto Alegre, Tapes, Arambaré e Cachoerinha, receberão um mutirão de descarte de aparelhos eletroeletrônicos. A iniciativa faz parte do Projeto “MP Sustentare”, criado pelo Ministério Público em parceria com o Governo Estadual e a empresa JG Recicla, do qual também participam a Prefeitura dos municípios e a Circular Brain. “Estamos construindo caminhos para que o descarte consciente seja cada vez mais acessível para a sociedade e essa parceria com a JG Reciclagem, dentro do Programa MP Sustentare, reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento da economia circular no Rio Grande do Sul” explica Lívia Santarelli, Gerente de Campanhas Ambientais da Circular Brain.

O objetivo é ampliar a campanha “Sustentare”, realizada em Porto Alegre, que além de levar o descarte correto para a população, também leva para apenados oportunidades de ressocialização, uma vez que participam do processo de separação e desmonte dos resíduos eletrônicos, gerando renda para as suas famílias.

A procuradora de Justiça Dra. Ana Maria Moreira Marchesan, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, explica que o projeto MP Sustentare busca não apenas assegurar a destinação adequada do lixo eletrônico, mas também fomentar campanhas de educação ambiental e conscientização da população. “Com a organização da coleta e o correto encaminhamento dos resíduos, o município poderá reduzir custos com transporte e descarte em aterros sanitários. Além disso, o projeto tem um viés social importante, ao empregar mão de obra prisional e contemplar jovens atendidos pela Fundação O Pão dos Pobres, que reaproveitam equipamentos doados.”

Segundo dados da ONU, em Porto Alegre, são produzidas 15 mil toneladas de resíduos eletrônicos por ano, equivalente a 11,6 kg por pessoa, e apenas 3% de todo resíduo gerado no Brasil é reciclado. “Cuidar da cidade significa também cuidar das pessoas. Ao promover o descarte correto dos eletrônicos, estamos preparando nossa comunidade para que seja mais sustentável para as próximas gerações.” diz Joelson Gonçalves Orrigo, sócio administrador da JG Recicla.

Durante o mutirão serão aceitos eletroeletrônicos como celulares, notebooks, cabos e tomadas, carregadores, mouses, secadores de cabelo, entre outros. Não serão aceitos devido periculosidade: pilhas, baterias, toners e Lâmpadas e TV de tubo. Aparelhos grandes como geladeiras, fogões elétricos e até lavadoras também poderão ser descartados.


Confira a localização dos pontos de coleta de materiais eletroeletrônicos:


Cachoeirinha

01/11, das 9h às 17h 

Local: Parcão Municipal - R. Érico Veríssimo, 146 - Parque da Matriz 


Porto Alegre

30/10 das 8h30 às 16h

Local: Teatro Renascença: Av. Érico Veríssimo, 307, Menino Deus.


Tapes

31/10, das 9h às 11h30.

Local: Rua Felicíssimo de Alfonsin nº 659, Praça Rui Barbosa- centro.

Arambaré

31/10, das 13h30 às 16h30.

Local: Rua Dr. Donário Lopes, nº  85 - centro 




Postar um comentário

0 Comentários