A Prefeitura de Cachoeirinha anunciou a abertura de uma nova licitação para escolher a empresa que será responsável pela coleta manual e mecanizada de lixo no município. A medida ocorre após meses de reclamações de moradores, motivadas por falhas no serviço prestado pela atual contratada, cujo contrato encerra no fim de novembro.
Os atrasos têm sido recorrentes e, segundo relatos, causados por paralisações de funcionários e problemas mecânicos em caminhões coletores. Em algumas ocasiões, até três veículos ficaram parados ao mesmo tempo, comprometendo a rotina de coleta e deixando diversos bairros sem atendimento por dias.
Um dos locais mais afetados atualmente é o bairro Granja Esperança, onde o lixo se acumula nas calçadas e esquinas. No último fim de semana, moradores relataram grande quantidade de resíduos espalhados pelas ruas. A situação tem se agravado com a presença de andarilhos, que reviram os sacos de lixo.
A nova licitação será realizada no fim deste mês, por meio de pregão eletrônico, e definirá a vencedora pelo menor preço cobrado por tonelada recolhida.
O contrato previsto terá validade de cinco anos, prorrogável por igual período, com custo mensal estimado em aproximadamente R$ 1 milhão. A empresa que assumir o serviço deverá apresentar caminhões novos, fabricados a partir de 2024 e modelo 2025, sendo seis veículos convencionais e dois do tipo truck (eixo traseiro duplo), com maior capacidade de carga. Todos os equipamentos e sistemas de compactação deverão ser novos.
A nova empresa terá 90 dias para iniciar as atividades.
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