Por Nelson Machado Dutra Filho - foto: divulgação
O superintendente do Hospital Dom João Becker, Olímpio Dalmagro, visitou as prefeituras de Glorinha e Cachoeirinha. As reuniões tiveram como pauta o estreitamento das relações com os dois municípios vizinhos. Além de apresentar os avanços, desde que a Santa Casa assumiu o hospital de Gravataí, em 2018, Olímpio recebeu apoio dos líderes das duas cidades para intermediação junto ao empresariado, visando obter apoio aos projetos estruturais do Becker.
O prefeito de Glorinha, Leonardo Carvalho, a secretária de Saúde, Diná Silva, e demais membros do gabinete, recepcionaram Dalmagro, que estava acompanhado pela especialista em Relações Institucionais, Francine Idiart. Com uma população de cerca de oito mil habitantes, Glorinha hoje tem o Dom João Becker como referência hospitalar. "Muito importante esse encontro com o prefeito Leonardo, pois temos o compromisso com a saúde dos habitantes desse município. E também buscamos o apoio dos empreendedores locais para os avanços que vão qualificar o serviço na região", afirma o superintendente. O prefeito de Glorinha se comprometeu a organizar agendas com as lideranças empresariais.
Outra visita realizada no mesmo dia foi ao prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasem. Com cerca de 140 mil habitantes e uma economia diversificada, o município enfrenta carência de opções na área da saúde, o que faz com que parte da população busque atendimento em Porto Alegre ou em Gravataí, no Dom João Becker, especialmente pacientes de convênios ou particulares. "Cachoeirinha e Gravataí são praticamente um único conglomerado urbano. Esse universo de aproximadamente 450 mil pessoas gera uma demanda ainda maior do que a oferta de serviços de saúde. Vamos em busca das condições para enfrentar essa realidade", enfatiza Dalmagro.
SENSIBILIZAÇÃO - Assim como em Glorinha, o prefeito Wasem prometeu mobilizar os empreendedores de Cachoeirinha para investir nos projetos do Becker. O hospital está pronto para iniciar a segunda e última fase da obra da sua Nova Emergência SUS. Os recursos já estão garantidos pelo poder público, restando apenas detalhes burocráticos para o início dos trabalhos. Já a reforma da Emergência de Convênios ainda se encontra no estágio de sensibilização da iniciativa privada, visando à captação de recursos necessários à obra. "Nossa intenção é realizar as duas construções concomitantemente", ressalta Dalmagro. A reforma da Emergência de Convênios do Becker vai impactar em uma área de 1.000 m² e tem prazo estimado de 420 dias para a entrega.
O Dom João Becker já realizou reformas em sua UTI, bloco cirúrgico e área de endoscopia. As unidades de internação também devem passar por uma importante renovação, ampliando as modernizações. Outro destaque no hospital de Gravataí é o seu investimento em recursos humanos. O corpo clínico foi acrescido de profissionais qualificados e a parceria com a Unisinos garante a presença de 48 professores de medicina circulando diariamente na estrutura hospitalar.
0 Comentários