Pesquisa mostra cenário eleitoral no RS para 2026




Uma pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada pela Rede Record RS, revela como está a corrida eleitoral no Rio Grande do Sul para o pleito de 2026. O levantamento foi realizado nos dias 2 e 3 de setembro de 2025, com 1.200 entrevistados em todo o estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.


Governo do Estado


No primeiro cenário estimulado, Luciano Zucco (PL) lidera com 26% das intenções de voto, seguido por Juliana Brizola (PDT) com 20% e Edegar Pretto (PT) com 19%. O ex-presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), aparece com 12%, enquanto Paula Mascarenhas (PSDB) e Covatti Filho (PP) registram 4% cada. Nulos e brancos somaram 6%, e 9% não souberam ou não responderam.

No segundo cenário testado, Zucco mantém a liderança com 24%, mas aparece mais próximo do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), que surge com 21%. Juliana Brizola registra 20%, Edegar Pretto 18%, Paula Mascarenhas 3% e Covatti Filho 3%. Nulos/brancos foram 5%, e indecisos 6%.

Em relação à rejeição, Juliana Brizola (37%) e Edegar Pretto (36%) lideram o índice dos que afirmam não votar de forma alguma nos candidatos. Luciano Zucco aparece com 32%, Sebastião Melo com 26%, Gabriel Souza e Paula Mascarenhas com 18%, e Covatti Filho com 16%.


Senado Federal


A disputa pelo Senado também foi medida. No primeiro cenário, Eduardo Leite (PSD) aparece na frente com 45%, seguido por Manuela D’Ávila (sem partido) com 24% e Marcel van Hattem (Novo) com 17%. O deputado federal Sanderson (PL) registra 16%, Paulo Pimenta (PT) aparece com 15%, Luiz Carlos Heinze (PP) tem 13%, enquanto Osmar Terra (MDB) soma 8% e Márcio Biolchi (MDB), 3%. Nulos/brancos foram 7%, e 4% não responderam.

No segundo cenário, a liderança é de Manuela D’Ávila (28%), seguida por Marcel van Hattem (22%), Paulo Pimenta (20%) e Sanderson (19%). Heinze alcança 15%, Terra 13% e Biolchi 5%. Nulos/brancos foram 9%, e indecisos 7%.


Avaliação do governador Eduardo Leite


O atual governador, Eduardo Leite (PSD), obteve 64% de aprovação contra 33% de desaprovação. Apenas 3% não souberam ou não responderam.

Na avaliação geral de governo, 41% consideram sua gestão como ótima ou boa, 35% regular e 23% ruim ou péssima.


Presidência da República


O levantamento também simulou a disputa presidencial. Lula (PT) aparece com 45% das intenções de voto, seguido por Eduardo Leite (PSD), que registra 17%. Romeu Zema (Novo) tem 11%, Ronaldo Caiado (União), 5%, e Renan Santos (Missão), 3%. Nulos e brancos somaram 9%, e os que não responderam foram 10%.


 Fonte: Instituto Real Time Big Data / Rede Record RS

Postar um comentário

0 Comentários