![]() |
Foto cedida ao Info do Vale |
Por André Guterres - Info do Vale
Um incêndio em um trecho de vegetação no canteiro central da rua Silvério Manoel da Silva, no bairro Jardim Colinas em Cachoeirinha, mobilizou o Corpo de Bombeiros no fim da manhã desta sexta-feira (26). O fogo se espalhou rapidamente pela área de mato seco, nas imediações do Fórum da cidade, causando apreensão entre moradores e comerciantes da região.
A área atingida pertence à concessionária de energia elétrica, responsável pela manutenção da vegetação sob as torres de alta tensão. Apesar da cobrança da prefeitura por um cronograma de limpeza regular, até o momento não houve avanço.
Segundo relatos da comunidade, o problema não é novo. Há queixas frequentes de que pessoas em situação de rua e usuários de drogas utilizam a vegetação para se esconder e queimar fios e outros materiais, na tentativa de retirar metais para revenda. Em vários casos, as chamas teriam começado nesses pontos de concentração.
A proximidade com o albergue municipal agrava a situação, conforme moradores, que relatam transtornos recorrentes com andarilhos que circulam pela região. "Apesar da agilidade dos Bombeiros em atender as ocorrências, nossa maior preocupação é com moradores de rua que ficam nestes locais, muitas vezes se drogando e queimando fios. Nesses locais passam muitas crianças e mulheres por causa da escola e da Cesuca, e temos medo de algo de rum acontecer", diz um morador que pediu para não ser identificado. Diante disso, um abaixo-assinado está sendo organizado para pedir providências da prefeitura, incluindo a mudança do albergue de local e a criação de regras mais rígidas para o funcionamento de ferros-velhos em áreas residenciais. A proposta dos moradores vai na linha do que já ocorre em Porto Alegre, onde a prefeitura discute e apoia restrições mais severas para estabelecimentos de compra e venda de sucata.
0 Comentários