Canoas recebe R$ 100 mil via emenda parlamentar para fornecimento de implantes anticoncepcionais




Canoas recebeu, nesta quarta-feira (30), um importante reforço para as políticas de saúde pública e planejamento familiar. Por meio de uma emenda parlamentar de R$ 100 mil, destinada pelo deputado estadual Dr. Thiago Duarte ao orçamento do Estado, o município poderá ampliar o acesso a implantes anticoncepcionais, com foco em mulheres em situação de vulnerabilidade.

A cerimônia de entrega da emenda ocorreu na Prefeitura de Canoas e foi conduzida pelo vice-prefeito Rodrigo Busato. Ele destacou a relevância do recurso, especialmente em um momento de reconstrução pós-enchente, em que as demandas municipais se multiplicam. “Toda ajuda é muito bem-vinda neste momento. Não só Canoas, mas toda a Região Metropolitana precisa desse olhar sensível”, afirmou.
Reforço na saúde e na autonomia feminina

O investimento tem como objetivo incentivar o planejamento familiar, reduzir gestações indesejadas e ampliar a autonomia das mulheres canoenses. O deputado Dr. Thiago Duarte ressaltou que o projeto tem potencial para transformar vidas: “Vai fazer com que as mulheres não tenham filhos que elas não querem ter. Vai ajudar na autonomia das mulheres, principalmente as mais pobres.”

Presente na reunião, o deputado federal Luiz Carlos Busato também defendeu a iniciativa. “A questão da prevenção da gravidez indesejada é essencial para que as pessoas tenham uma vida de qualidade, mais programada”, disse.

Já o chefe de gabinete da Prefeitura, Stevan Lopes Vieira, destacou o impacto social da medida: “É um assunto delicado, que fala do futuro das pessoas. As mulheres beneficiadas poderão ter um futuro mais organizado e um presente mais equilibrado.”

A única mulher eleita vereadora no município, Neuza Rufatto, também participou do encontro e reforçou a importância da pauta: “A gente sabe da carga que é ter um filho sem estrutura. Para uma menina que não estudou, que não tem trabalho, isso dificulta muito. Me sinto contemplada enquanto mulher.”

A iniciativa é mais um passo em direção à construção de políticas públicas que ampliam o acesso à saúde, ao tempo em que respeitam e promovem o direito de escolha das mulheres.

Com informações PMC - Foto: Vinicius Medeiros



Postar um comentário

0 Comentários