Projeto "Semáforo do Toque" segue com programação nas escolas municipais de Cachoeirinha no mês de julho




O projeto é uma iniciativa do gabinete da primeira-dama Fabi Medeiros

O Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, já passou, mas a ação “Semáforo do Toque” continua em Cachoeirinha. O projeto, criado pelo gabinete da primeira-dama Fabi Medeiros, é desenvolvido em parceria com outras secretarias municipais e executada pela Educação (Smed), por meio da Inclutec, e utiliza a analogia das cores da sinaleira para orientar os alunos da rede sobre o tema em visita nas escolas.

De forma lúdica, são apresentados os locais em que toque pode ser permitido (verde), em que deve prestar atenção (amarelo) e os que não devem permitir que qualquer pessoa as toque (vermelho). Nesta terça-feira (1º), a iniciativa estará na EMEB Granja (rua Dr. Mário da Costa Pereira, 2970, Granja Esperança) pela manhã e na EMEB Tiradentes (avenida Amazonas, 50, Anair) à tarde.

“Quero agradecer os diretores, coordenadores, professores, por terem acolhido o projeto nas suas salas de aulas. Por terem motivado os alunos a participarem de uma forma muito leve, tratando de um assunto tão importante, porque entendemos que uma criança orientada poderá se sentir mais segura em relatar uma violência e até mesmo evitar uma violência”, salienta a primeira-dama.

Olhares atentos

A assessora do “Semáforo do Toque”, Zulmira Vieira, e a psicóloga da Inclutec, Thaís Almeida, realizam as apresentações sob os olhares atentos de estudantes de primeiro, segundo e terceiro anos. “Quando eles entram na sala, veem o ambiente lá na frente preparado, com os banners e os personagens, já ficam assim com os olhos brilhando, participam e interagem”, lembra Zulmira.

Por se tratar de um tema delicado e que possa desencadear gatilhos, as profissionais lidam o assunto com sensibilidade. “A partir do momento em que os alunos conhecem o projeto, eles se tornam guardiões do corpo deles”, completa a assessora. Em junho, passou em escolas como EMEB Granja e EMEB Costa e Silva.

Confira a programação de julho:

dia 1º - EMEB Granja – manhã e EMEB Tiradentes - tarde
dia 8 - EMEB José Victor - manhã e tarde
dia 10 - EMEB Vista Alegre - tarde
dia 17 - EMEB Vista Alegre - tarde
dia 18 - EMEB Vista Alegre - manhã

Postar um comentário

0 Comentários