Feira com atividades gratuitas celebra a arte da cerâmica artesanal gaúcha em Novo Hamburgo



Evento Casa Cerâmica apresenta mais de 20 expositores, além de programação de oficinas e palestras, e demonstrações ao vivo no Centro Municipal de Cultura

A cerâmica gaúcha será celebrada em Novo Hamburgo com a realização da Casa Cerâmica, evento gratuito que reúne artistas, artesãos e amantes da arte em um dia de feira e atividades especiais. No dia 17 de maio (sábado), das 10h às 19h, o Centro Municipal de Cultura dará visibilidade à cerâmica artesanal produzida no Rio Grande do Sul, com mais de 20 expositores, oficinas, palestras e demonstrações ao vivo. A programação faz parte do projeto Jornada Casa Cerâmica, que já realizou edições em Caxias do Sul e Porto Alegre, em 2024, reunindo mais de 4 mil pessoas.

Na feira estarão à venda itens utilitários para o dia a dia, como canecas, travessas e pratos; peças de arte, como esculturas; objetos de decoração variados; e acessórios pessoais, como colares e brincos. Além de adquirir as peças, os visitantes podem participar gratuitamente das palestras e oficinas que acontecem ao longo do dia. As oficinas são direcionadas para pessoas com diferentes níveis de conhecimento, até mesmo aquelas que nunca tiveram contato com a cerâmica e, ao final do evento, os participantes podem levar suas obras para casa.

“A cerâmica artesanal gaúcha já conquistou reconhecimento além das nossas fronteiras, destacando-se pela sua criatividade e excelência. Após o sucesso dos eventos realizados em Caxias do Sul e Porto Alegre, chegamos a Novo Hamburgo e vamos novamente reunir profissionais, estudantes e entusiastas dessa arte rica e expressiva, que transmite um pouco da nossa identidade em cada peça. Esta será uma oportunidade imperdível para todos que desejam aprender mais sobre o universo da cerâmica ou se encantar com obras únicas e exclusivas”, afirma Michelle Bloedow, ceramista e produtora do evento.

Expositores reconhecidos

Dentre os ceramistas e ateliês já selecionados pela curadoria especializada do evento estão artistas de destaque no mundo da cerâmica autoral, como Martina Berger, que transita pelo pop de forma lúdica, com temas que remetem à infância, contos de fadas e mitos. Martina é a curadora do projeto Vilarejo Cerâmico, um espaço localizado na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, que reúne para venda obras de diversos ceramistas reconhecidos do estado.

Também já estão confirmados o atelier Selmo Ramos, que há mais de 50 anos produz peças com design exclusivo e ferramentas especializadas; o atelier Telus Cerâmica, que tem como marca registrada suas casinhas decorativas e utilitários; e o atelier Dora Cerâmica, que produz biojóias em cerâmica com detalhes em metais preciosos, além de jogos como dama e xadrez. 

Palestras e oficinas

Dentro da programação de eventos, às 10h, acontece a palestra “Cerâmica negra: Queimas de redução nos povos nativos do continente. Sabedorias que percorrem os tempos”. A conversa é ministrada por Maya, artesã do barro, oleira e paneleira nascida na Bolívia, com aprendizados em cerâmica tanto no Brasil quanto em seu país natal. Maya é professora de torno e queimas não elétricas no ateliê Kátia Schames e feirante nas feiras ecológicas de Porto Alegre com a Puruma Cerâmicas.

Às 15h, a ceramista Alexandra Eckert irá falar sobre o universo da cerâmica na perspectiva da pesquisa e do trabalho acadêmico. Alexandra é artista visual, pesquisadora, professora e curadora. Licenciada em Educação Artística, é Bacharel em Cerâmica e Mestre em Poéticas Visuais pela UFRGS, além de Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. É docente na Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Feevale e coordenadora do Projeto de Extensão Projeto Circular Feevale.

A programação também conta com duas oficinas. A primeira acontece às 11h30 e é ministrada pela artista Analisa Eschberger, que irá ensinar a técnica de argilogravura, que cria estampas em papel usando a argila como matriz. Às 17h é a vez da ceramista Julia Splash ministrar a oficina “Caminhos do Barro – Aguçando sentidos através da Argila”, uma vivência na qual os alunos experimentam o contato com a cerâmica de olhos vendados, despertando os sentidos e a criatividade.

Haverá, ainda, apresentações de torno ao vivo durante todo o evento e música comandada pelo DJ Kalunga.

Entrada gratuita 

Todas as atividades possuem entrada franca e são abertas ao público por ordem de chegada. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site: www.casaceramicars.com.br ou no perfil do evento no Instagram: www.instagram.com/casa.ceramica.rs.

O Jornada Casa Cerâmica é um projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo e foi selecionado em edital organizado pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, com apoio de instituições locais.

Serviço: 

Jornada Casa Cerâmica 

Quando: 17/05/2025, das 10h às 19h 

Onde: Centro Municipal de Cultura de Novo Hamburgo (Rua Eng. Ignácio Christiano Plangg, 66 – Centro)

Agenda: 

- Palestra de Maya, às 10h

- Palestra de Alexandra Eckert, às 15h

- Oficina de Analisa Eschberger, às 11h30

- Oficina de Julia Splash às 17h

Postar um comentário

0 Comentários