Por meio da Demà Aprendiz, tecnologia social da Renapsi, 1,9 mil jovens são atendidos no Estado através de qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho
O Rio Grande do Sul registrou crescimento nas contratações de jovens aprendizes no primeiro trimestre de 2025. De acordo com dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram firmados 5.500 novos contratos entre janeiro e março, um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 5.355 vínculos.
Os dados refletem o desempenho da Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), que prevê a contratação de jovens por empresas de médio e grande porte em quantidade equivalente a 5% a 15% do seu quadro de funcionários. O saldo positivo considera a diferença entre admissões e desligamentos no período.
A Lei da Aprendizagem estabelece que empresas de médio e grande porte devem contratar aprendizes em quantidade equivalente de 5% a 15% do seu quadro de funcionários. Podem participar jovens de 14 a 24 anos que estejam frequentando a escola. Os contratos têm duração de até dois anos e garantem todos os direitos trabalhistas, como carteira assinada, pagamento de salário proporcional às horas trabalhadas (carga horária de 4h ou 6h), 13º salário, férias remuneradas, FGTS e vale-transporte.
Programa Demà Aprendiz
A formação teórica é oferecida por entidades qualificadoras como a Demà Aprendiz, tecnologia social da Renapsi, que também acompanha a aplicação prática dos conhecimentos no ambiente de trabalho. No Rio Grande do Sul, a instituição atende, atualmente, 1.900 jovens em médias e grandes empresas para qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Trata-se de uma organização da sociedade civil que busca transformar a vida de estudantes em situação de vulnerabilidade por meio da aprendizagem profissional. O programa Demà Aprendiz oferece conteúdo alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e acompanhamento psicossocial —, promovendo o desenvolvimento integral de seus alunos e ampliando as suas perspectivas de futuro.
O programa pode ser acessado por meio do cadastro no site oficial da instituição (https://renapsi.org.br/sou-aprendiz/). Após preencher os dados pessoais, o candidato passa por uma etapa de autoconhecimento, que inclui testes de estilo de aprendizagem, perfil comportamental e avaliação dos cinco grandes fatores de personalidade. Em seguida, tem acesso às vagas disponíveis e pode se candidatar àquelas com as quais mais se identifica.
Caso seja selecionado, inicia um período de 10 dias de preparação antes de ingressar na empresa escolhida. Durante o contrato, o estudante conta com acompanhamento contínuo e pode acessar cursos complementares oferecidos pela plataforma, como “Criando projetos com JavaScript”, “Descomplicando o e-mail”, “Entrevista de sucesso” e “O currículo ideal”.
Para a diretora Executiva da Demà Aprendiz, Aline Ferreira, um dos principais desafios do primeiro emprego está na realidade social desses jovens. “Para muitos falta o básico dentro da cadeia de necessidades humanas. Por isso, nossa equipe oferece suporte através do trabalho digno, formação profissional e acompanhamento psicossocial, buscando alcançar um atendimento integral, o que exige esforço e resiliência, mas traz oportunidades incríveis de transformação”, completa.
0 Comentários