ANUNCIE AQUI

Contratações de aprendizes crescem no Rio Grande do Sul




Por meio da Demà Aprendiz, tecnologia social da Renapsi, 1,9 mil jovens são atendidos no Estado através de qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho

O Rio Grande do Sul registrou crescimento nas contratações de jovens aprendizes no primeiro trimestre de 2025. De acordo com dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram firmados 5.500 novos contratos entre janeiro e março, um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 5.355 vínculos.

Os dados refletem o desempenho da Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), que prevê a contratação de jovens por empresas de médio e grande porte em quantidade equivalente a 5% a 15% do seu quadro de funcionários. O saldo positivo considera a diferença entre admissões e desligamentos no período.

A Lei da Aprendizagem estabelece que empresas de médio e grande porte devem contratar aprendizes em quantidade equivalente de 5% a 15% do seu quadro de funcionários. Podem participar jovens de 14 a 24 anos que estejam frequentando a escola. Os contratos têm duração de até dois anos e garantem todos os direitos trabalhistas, como carteira assinada, pagamento de salário proporcional às horas trabalhadas (carga horária de 4h ou 6h), 13º salário, férias remuneradas, FGTS e vale-transporte.



Programa Demà Aprendiz


A formação teórica é oferecida por entidades qualificadoras como a Demà Aprendiz, tecnologia social da Renapsi, que também acompanha a aplicação prática dos conhecimentos no ambiente de trabalho. No Rio Grande do Sul, a instituição atende, atualmente, 1.900 jovens em médias e grandes empresas para qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Trata-se de uma organização da sociedade civil que busca transformar a vida de estudantes em situação de vulnerabilidade por meio da aprendizagem profissional. O programa Demà Aprendiz oferece conteúdo alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e acompanhamento psicossocial —, promovendo o desenvolvimento integral de seus alunos e ampliando as suas perspectivas de futuro.

O programa pode ser acessado por meio do cadastro no site oficial da instituição (https://renapsi.org.br/sou-aprendiz/). Após preencher os dados pessoais, o candidato passa por uma etapa de autoconhecimento, que inclui testes de estilo de aprendizagem, perfil comportamental e avaliação dos cinco grandes fatores de personalidade. Em seguida, tem acesso às vagas disponíveis e pode se candidatar àquelas com as quais mais se identifica.

Caso seja selecionado, inicia um período de 10 dias de preparação antes de ingressar na empresa escolhida. Durante o contrato, o estudante conta com acompanhamento contínuo e pode acessar cursos complementares oferecidos pela plataforma, como “Criando projetos com JavaScript”, “Descomplicando o e-mail”, “Entrevista de sucesso” e “O currículo ideal”.

Para a diretora Executiva da Demà Aprendiz, Aline Ferreira, um dos principais desafios do primeiro emprego está na realidade social desses jovens. “Para muitos falta o básico dentro da cadeia de necessidades humanas. Por isso, nossa equipe oferece suporte através do trabalho digno, formação profissional e acompanhamento psicossocial, buscando alcançar um atendimento integral, o que exige esforço e resiliência, mas traz oportunidades incríveis de transformação”, completa.

Postar um comentário

0 Comentários