Cachoeirinha firma parceria educacional com o Instituto Lemann





Iniciativa visa acelerar a recuperação educacional pós-enchente com foco na alfabetização, gestão escolar e ensino em tempo integral.

Redação e foto: Carol Candido


Na manhã desta segunda-feira, 12 de maio, a Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), oficializou a parceria com o Instituto Lemann. A iniciativa faz parte de um projeto emergencial da instituição, que selecionou dez municípios atingidos pela enchente de maio de 2024 para oferecer assessoria técnica e estratégica na área da educação. “Felizmente, Cachoeirinha foi um dos municípios contemplados para receber essa assessoria”, destacou a secretária de Educação, professora Isabel Fonseca. O trabalho do Instituto Lemann consiste em oferecer apoio técnico especializado para melhoria dos indicadores educacionais, por meio de diagnóstico de dados, formação de gestores e acompanhamento contínuo das ações implantadas. O objetivo é fortalecer a aprendizagem dos estudantes e promover o desenvolvimento integral por meio de políticas públicas eficientes. “A melhoria da educação depende de estratégias consistentes e do envolvimento de especialistas comprometidos com a construção de soluções. O Instituto Lemann vem para somar, criando conexões e caminhos para a evolução dos nossos índices educacionais”, ressaltou a secretária.

Na reunião, as consultoras do Instituto Lemann, Karina Toledo e Maria Tereza, apresentaram à equipe técnica da SMED e ao prefeito Cristian Wasem a síntese dos dados levantados na rede municipal. Entre os destaques, está o índice de alfabetização na idade certa, ao final do 2º ano, que, embora acima da média nacional (55,90%), ainda está abaixo da média estadual (63,40%). “A equiparação desses percentuais está entre as nossas principais metas para os próximos anos”, afirmou o prefeito Cristian Wasem. De acordo com o diagnóstico do Instituto, para alcançar essas metas é essencial priorizar a expansão da Educação Infantil, zerando a demanda por creches e universalizando o acesso à pré-escola. Além disso, é necessário ampliar o número de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano, corrigir distorções idade-série, assegurar a aprendizagem contínua do 3º ao 9º ano e ampliar a oferta de ensino em tempo integral, com foco no engajamento e desenvolvimento integral dos adolescentes. As ações propostas pelo Instituto serão implementadas em todas as escolas da rede municipal.

Vale ressaltar que o Instituto Lemann atua de forma filantrópica, sem fins lucrativos, com o único objetivo de contribuir para a melhoria da educação pública no Brasil. Atualmente, Cachoeirinha conta com 15 escolas de Educação Infantil, além de quatro instituições parceiras e um anexo, e 21 EMEBS, Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos. As primeiras etapas do projeto incluem a capacitação de gestores municipais, prefeitos e secretários(as) de educação e equipe da SMED. “Nos próximos dois dias estaremos em imersão com os técnicos do Instituto Lemann, para compreendermos profundamente as diretrizes e orientações necessárias. Esse momento será essencial para que possamos implementar as estratégias propostas e, assim, melhorar de forma concreta a educação das nossas crianças”, afirmou Isabel Fonseca. Após essa fase inicial de formação, o Instituto desenvolverá ações junto às lideranças da Secretaria de Educação, fortalecendo vínculos de confiança, promovendo o diálogo e criando um ambiente de cooperação com toda a comunidade escolar. Essa aproximação é fundamental para garantir um acolhimento eficaz e centrado na aprendizagem de cada estudante. Por fim, serão selecionadas, com base em critérios técnicos e de diversidade que servirão como referência para a condução do trabalho. Os gestores dessas unidades contarão com formação específica, apoio contínuo e acompanhamento direto da SMED, ampliando a capacidade de liderança e a eficácia na gestão escolar. "Com essa parceria, Cachoeirinha dá um passo importante rumo a uma educação pública mais justa, inclusiva e de qualidade', finaliza o prefeito Cristian.




Postar um comentário

0 Comentários