No último sábado (26), o prefeito Felipe Costella assinou o Decreto Nº 8.533/2025, que criou a Farmácia Pet em Esteio. A assinatura ocorreu durante o Pedágio Solidário realizado pelo Gabinete da Primeira-Dama no Espaço Oliveira Silveira (Rua Coberta), no Centro.
O objetivo da Farmácia Pet é receber, armazenar e distribuir gratuitamente medicamentos, suplementos e outros produtos destinados à saúde e bem-estar animal. O órgão, que ficará junto ao Centro de Bem-Estar Animal (Av. Luiz Pasteur, 7.272 – Três Marias), será mantido, prioritariamente, por meio de doações realizadas por pessoas físicas e jurídicas, inclusive farmácias, clínicas veterinárias, distribuidores, empresas e demais entidades interessadas em participar do projeto.
Poderão utilizar os medicamentos, cães e gatos que pertençam a tutores em situação de vulnerabilidade social; que forem apreendidos e resgatados em ações de fiscalização; animais abrigados em lares de passagem sob a guarda de protetores cadastrados ou do Programa de Abrigagem Temporária; e aqueles adotados através do Programa de Adoção Responsável Municipal ou de projetos realizados por entidades de protetores de animais com parceria junto ao Município de Esteio.
Para receber os remédios é necessário apresentar receita médico-veterinária e documentação comprobatória da situação socioeconômica do tutor.
Arrecadação
Durante o Pedágio Solidário, foram arrecadados 160 quilos de ração para cães e gatos. Também foram doadas, 50 quilos de areia para gato e três caixas de ração em sachê. Os produtos foram entregues para a ONG Grupo Esteiense de Proteção aos Animais de Rua (Gepar).
A atividade fez alusão ao Abril Laranja, mês de prevenção à crueldade contra os animais.
As denúncias de maus-tratos aos animais em Esteio podem ser feitas para a Guarda Municipal, pelo telefone 153, ou pelos canais da Ouvidoria, através do aplicativo eOuve (disponível pela internet em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store), pelo DisqueEsteio (telefones 156 e 0800-541-0400 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h) ou pelos WhatsApp 2700-4350 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h). O registro pode ser feito, ainda, presencialmente, na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 - subsolo, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h).
0 Comentários