CACHOEIRINHA | Mais de 17 mil marmitas doadas para os desabrigados e voluntários




Publicado em 3 de junho-  12h42
Por André Guterres - foto: divulgação

No mês de maio de 2024, o Rio Grande do Sul enfrentou a maior catástrofe climática de sua história. As enchentes devastaram mais de 460 dos 497 municípios gaúchos, resultando na destruição de cidades inteiras e de sua infraestrutura, além de causarem a morte de mais de 170 pessoas e deixarem mais de 600 mil desabrigados.

No meio desse cenário de destruição, a solidariedade emergiu como um farol de esperança. Pessoas de todas as partes do estado e do país se mobilizaram para ajudar os afetados: desde aqueles que utilizaram barcos para salvar vidas até os que abriram suas casas para abrigar os desabrigados, além dos que prepararam comida para alimentar tanto os desabrigados quanto os voluntários.

Um exemplo dessa solidariedade foi o trabalho do Piquete Querência dos Caudilhos em Cachoeirinha, cidade que fica ao lado de Porto Alegre, que produziu e doou mais de 17 mil marmitas, onde todas possuíam proteína, seja carne de frango, carne moída, peixe ou suína. Toda a comida foi feita em fogão a lenha, com carinho, amor e dedicação.  Localizado na Rua Xavantes, 260, quase esquina com a Avenida Princesa Isabel, o piquete, fundado há mais de dez anos e conhecido por sua ampla variedade de atividades no mês farroupilha, sempre teve ações sociais como uma de suas bases. No sábado, 1º de junho, encerraram a produção de marmitas para focar em outras necessidades dos atingidos pelas enchentes, como a distribuição de alimentos não perecíveis e itens essenciais para a reconstrução das vidas das famílias afetadas.

Ana Maria Berwig, integrante do piquete e organizadora da ação, expressou sua gratidão: "Quero agradecer aos patrões e patroas do nosso piquete por apoiarem esta iniciativa, aos vizinhos e voluntários que acreditaram e vieram apoiar nosso projeto. Não quero citar nomes para não cometer o erro de deixar de mencionar alguém, mas quero que fique o registro de que todos vocês fizeram a diferença na vida dessas pessoas no momento em que elas mais precisavam de ajuda. Obrigada a todos!"

Para aqueles que desejam ajudar, existem várias maneiras de contribuir. Doações financeiras podem ser feitas via Pix na chave CPF 028.615.960-07 (Ana Maria de Souza Berwig) ou pelo WhatsApp 51-99947-3460. Além disso, o piquete aceita doações de alimentos não perecíveis, leite integral, roupas, sapatos, cobertores, roupas de cama, colchões, ração para cães e gatos, leite especial para bebês, fraldas descartáveis para bebês e geriátricas, lenços umedecidos, pomada para assaduras, itens de higiene e limpeza, itens domésticos como pratos, copos, talheres, xícaras, panelas e quaisquer outros itens que possam ajudar as famílias atingidas pelas enchentes. O perfil do Piquete Querência dos Caudilhos no Instagram pode ser visto aqui. O perfil do Piquete Querência dos Caudilhos no Instagram pode ser visto aqui.

A resposta do povo gaúcho às enchentes de 2024 mostrou que, mesmo nos momentos mais sombrios, a solidariedade e a união podem iluminar o caminho para a esperança de dias melhores.

Postar um comentário

0 Comentários