Nova presidência do CME Porto Alegre assume em meio a crise da educação em Porto Alegre



Foto: divulgação/CME POA

Aline Kerber Presidente e Josiara Souza Vice-Presidente foram as escolhidas pelos conselheiros para uma gestão de dois anos no CME

Na última quinta-feira (06), às 16h, aconteceu a eleição e a posse da nova e inovadora direção do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre (CME/POA).

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

A posse dos conselheiros do CME/POA aconteceu em 15 de maio, mas somente ontem foi definida a direção do órgão.

A chapa vencedora foi a da Aline Kerber, presidente e representante da sociedade civil, socióloga, professora e fundadora da Associação Mães e Pais pela Democracia e da Josiara Souza, vice presidente e representante da Administração Pública Municipal, professora da RME, gestora da inclusão no município e do CERTA - Centro de Referência da Criança Autista.

Concorreu com elas a chapa do Bruno Eizerik e Aline Riera, ambos indicados pela Administração Pública Municipal.

No discurso de posse, Aline Kerber reafirmou o compromisso com a gestão democrática, inclusão e participação, trazendo a prioridade absoluta para as crianças com deficiência, a Educação Infantil e a valorização dos professores e professoras na nova gestão. "Viva a escola pública e viva a resistência", assim Aline fechou o discurso.

"Buscamos uma chapa representativa do e com o conjunto de Conselheiros do CME e plural do ponto de vista da agenda de educação que acreditamos, defendemos, formulamos e praticamos.", informa a Vice-Presidente Josiara Souza.

Em carta de intenção afirmam as novas gestoras que: "Pretendemos potencializar o Sistema Municipal de Ensino, o financiamento, a escola pública e as vozes plurais da sociedade para a construção das bases do novo Plano Municipal da Educação que se avizinha. Nós queremos ocupar todos os espaços de forma qualificada e comprometida com as entidades e movimentos com representação no e do CME. Sabemos do árduo trabalho que nos espera e queremos deixar a nossa marca pela dedicação, coletividade, capacidade de construir pontes, diálogo qualificado e trabalho humanizado e sensível em prol de uma educação democrática, de qualidade e para todos."

"O CME completou 32 anos com mais de 40 normativas na sua história de respeito e compromisso públicos com a educação e muito nos orgulha assumirmos a gestão neste momento histórico e de crise institucional, dependendo muito do controle público para avançarmos no conjunto das políticas públicas", informam também na carta de intenções as novas gestoras do CME.

O CME é um órgão consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador do Sistema Municipal de Ensino. Para a elaboração de seus pronunciamentos o Conselho estabelece diálogo com a sociedade local por intermédio dos representantes das entidades que o compõem e da participação nos diversos fóruns que discutem educação no Município, propondo o conhecimento da realidade e a reflexão sobre esse conhecimento numa perspectiva de construção de cenários que produzam inéditos viáveis para a educação em Porto Alegre.

Existem 314 escolas no Sistema Municipal de Ensino: 99 escolas da rede própria e 215 da rede parceirizadas somente com Educação Infantil.

O CME ocupa 16 espaços de interlocução com a sociedade e entidades da educação, entre estes: o Fórum Municipal de Educação, o Fórum da Inclusão Escolar, o Fórum Gaúcho de Educação Infantil, o Fórum de Educação Infantil de Porto Alegre, o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e o Fórum de Acompanhamento da FICAI com o Ministério Público/RS.

Via Ascom/CME Poa

Postar um comentário

0 Comentários