Cristian inaugura CAPS II e CAPS AD exclusivo para usuários de substâncias psicoativas

Foto: André Guterres



Nova sede do CAPS II e implantação do CAPS AD trazem avanços para a saúde pública de Cachoeirinha

Na manhã desta quinta-feira, 20 de julho, a Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeirinha realizou uma importante solenidade para a implantação do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPS AD). O serviço exclusivo para pacientes a partir dos 18 anos, que enfrentam problemas relacionados ao uso e abuso de substâncias psicoativas, será sediado na rua Aparício Soares da Cunha, nº 128, e iniciará seu atendimento a partir da próxima segunda-feira, 24 de julho. Cerca de 500 pacientes que já recebiam tratamento no CAPS II serão atendidos na nova unidade.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

O prefeito Cristian Wasem ressaltou a importância desses avanços na área da saúde, enfatizando que a instalação do CAPS AD era uma demanda social aguardada há mais de uma década. Além disso, destacou outros serviços recentemente implantados, como o Ambulatório da Dor, a Estimulação Precoce e a nova farmácia na UBS Odil, que já realizou cinco mil atendimentos em apenas dois meses. Essas melhorias têm contribuído para a qualidade de vida da população de Cachoeirinha.

A secretária municipal da saúde, Bianca Breier, explicou que o atendimento aos pacientes já era oferecido conjuntamente com outros tratamentos no mesmo local onde funcionava o CAPS II. No entanto, com a instalação do novo serviço, haverá um diferencial no acompanhamento, contando com equipes multidisciplinares e um médico clínico disponível para atendimento. Essa mudança permitirá um acompanhamento mais abrangente do tratamento e da evolução dos pacientes.

O evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo a primeira-dama, Fabi Medeiros, o vice-prefeito, delegado João Paulo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho da Farmácia, o presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Tenente Ernani, a coordenadora de saúde mental da 1ª Coordenadoria de Saúde do Estado, Carla Guimarães, e Laura Geiss da Costa, coordenadora de políticas públicas de saúde mental de Cachoeirinha.

Além da inauguração do CAPS AD, na tarde desta quinta-feira, ocorreu a inauguração da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II, localizada na Rua Anita Garibaldi, 275. Com a conclusão deste projeto, a Prefeitura Municipal alcança um importante marco no processo de informatização da rede de saúde.

O prefeito Cristian Wasem elogiou a equipe da Secretaria da Saúde pelo empenho na organização da nova sede e na busca pela qualidade no atendimento à população. A maior estrutura permitirá um acolhimento mais eficiente na saúde mental, melhorando o acesso dos pacientes ao serviço.

A secretária Bianca salientou que com a inauguração da nova sede, a informatização de toda a rede de saúde pública municipal foi concluída. Essa informatização possibilitará aos médicos o acesso aos prontuários dos pacientes atendidos nos CAPS, o que torna o atendimento mais assertivo e personalizado, visto que a história do paciente e outras informações relevantes estarão disponíveis no prontuário.

O CAPS II atualmente atende aproximadamente 900 pacientes ativos, oferecendo assistência a pessoas com transtornos mentais crônicos, graves e persistentes a partir dos 18 anos. O início dos atendimentos na nova sede está programado para o dia 24 de julho, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. A equipe é composta por quatro psiquiatras, dois terapeutas ocupacionais, duas psicólogas, uma enfermeira, três técnicos de enfermagem, uma assistente social, um administrativo e um estagiário. No local, são realizados atendimentos diários e oferecidas diversas atividades, incluindo a participação em oficinas e grupos terapêuticos.

Com as inaugurações dessas novas unidades de atendimento na área da saúde, o município de Cachoeirinha avança em seu compromisso de oferecer serviços de qualidade e acessíveis à população, contribuindo para uma melhoria significativa na área da saúde mental.

O vice-prefeito, delegado João Paulo e os vereadores Felisberto Xavier e Brinaldo Mesquita também participaram da inauguração do CAPS II.

Postar um comentário

0 Comentários