Reconstrução da ponte derrubada em Morungava durante o ciclone é prioridade da Prefeitura de Gravataí






Projeto arquitetônico de uma nova estrutura já está em execução; uma passagem provisória para pedestres será mantida até a conclusão das obras


A violência das águas que afetaram a vida de mais de 8 mil pessoas em Gravataí ainda deixa reflexos. Mais de 4 mil metros cúbicos de entulhos já foram retirados das ruas pela Prefeitura durante o trabalho de recuperação das regiões afetadas e cinco das quatro pontes avariadas já estão recuperadas. Resta, no entanto, a construção de ponte sobre o Arroio Demétrio na Estrada Santa Cruz, no distrito de Morungava.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

Conforme o secretário de Obras Públicas Guilherme Ósio, a ponte desabou por completo e a construção de uma nova passagem é necessária. A estimativa é que o trabalho esteja concluído ainda no segundo semestre deste ano. “Uma estrutura provisória será montada para permitir a passagem de pedestres. A ponte para substituir a que foi levada pela água depende de projeto estrutural, já contratado pela Secretaria de Obras. Nossa estimativa é que nova estrutura esteja pronta em 180 dias”, detalha o secretário.

“Estamos empenhados desde o primeiro dia das inundações para amparar as vítimas e reconstruir a cidade. Mais de uma dezena de estruturas como estradas, pontes e bueiros foram danificados e foi priorizado o atendimento das comunidades que acabaram isoladas.

Rota alternativa - Até que a ponte da Estrada Santa Cruz seja substituída, os condutores que passam pela região devem utilizar a Estrada David Canabarro como alternativa.


Danos e limpeza das vias

Além da Estrada Santa Cruz, as pontes da Estrada Mato fino e Jaco Kotz e da Estrada Dona Luciana, também na Morungava, precisaram ser reconstruídas. As pontes da Estrada Dos Tavares e da Costa do Ipiranga tiveram partes de suas estruturas danificadas e já foram reparadas.

Para restabelecer a normalidade em Gravataí, as secretarias Obras Públicas, de Mobilidade Urbana e de Serviços Urbanos permanecem com equipes nas ruas. O foco é o recolhimento de entulhos e limpeza das vias públicas em diversos bairros, obedecendo a um cronograma de prioridade definido pela Prefeitura.


Retirada de entulhos

Para a comunidade que deseja se mobilizar na remoção de entulhos, basta encaminhar os resíduos ao ecoponto mais próximo. A Prefeitura de Gravataí mantém quatro ecopontos na cidade, que servem como depósitos intermediários, realizando a destinação correta dos resíduos inertes da cidade, ou seja, móveis inservíveis, sobras de demolição e galhos de árvores.


Confira abaixo os endereços e horários de funcionamento de cada ecoponto:

Ecoponto Ciprestes
Rua Ciprestes 180, Castelo Branco
Telefone: (51) 3600-7044
Horário de Funcionamento: 8h às 17h.

Ecoponto Princesa
Rua Jorge Tadeu s/n, Residencial Parque do Sol
Telefone: (51) 3600-7377
Horário de Funcionamento: 8h às 17h.

Ecoponto Parque dos Eucaliptos
Rua Barnabé 1501, Parque dos Eucaliptos
Telefone: (51) 3600-7509
Horário de Funcionamento: 8h às 17h.

Ecoponto Estrela
Rua Estrela 480, Parque Ipiranga
Telefone: (51) 3600-7508
Horário de Funcionamento: 8h às 17h.

Texto: Cristiano Abreu

Postar um comentário

0 Comentários