Volta às aulas: é hora das crianças visitarem o oftalmologista



O ano escolar está começando em Gravataí e em todo o Brasil e com isso muitos cuidados passam a ser observados pelos pais. Além do material escolar, dos uniformes, da merenda, entre outras questões, a saúde dos pequenos deve também constar nessa lista. Ter uma boa visão, por exemplo, é fundamental para o aprendizado. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 30% das crianças em idade escolar tem algum problema ocular, principalmente miopia. Portanto, uma visita ao médico logo no início do período letivo dá segurança para um ano tranquilo de estudos.


Segundo a oftalmologista do Hospital Dom João Becker, Jiao Fang, a prevenção deve começar antes mesmo da vida escolar. Recomenda-se a visita anual ao médico, a partir do primeiro ano de vida. “Pais não precisam esperar os filhos ingressarem na escola para fazer um exame. Os olhos já podem ser avaliados muito antes”, alerta. A médica ainda ressalta que depois, já no colégio, queixas como dor de cabeça, desatenção ou mau rendimento podem ser devido a visão. É preciso estar atento a esses sinais.


Além da necessidade de óculos, outros problemas relativos ao uso excessivo de smartphones são detectados na visita ao médico. Um dos agravantes para isso é o exagero no uso da visão de perto, que pode causar desde cansaço até miopia. Outro fator nocivo é o estudo em ambiente com pouca iluminação, que exige esforço maior dos olhos.


Jiao sugere que as crianças, para realizarem seus temas em casa, tenham um espaço dedicado aos estudos, com boa iluminação e móveis que proporcionem postura adequada. Pausas de dez minutos a cada hora são importantes para evitar problemas decorrentes dos aparelhos eletrônicos (smartphones e computadores). “Outra sugestão é lembrar de piscar mais os olhos. A atividade visual diminui o reflexo do piscar e pode proporcionar sensações de olho seco”, acrescenta a médica do HDJB.


OUTRAS DICAS - A alimentação também contribui para a saúde dos olhos. Jiao lista alguns alimentos que podem ser grandes aliados para a boa visão no período escolar. Confira abaixo:


Frutas e legumes de cor alaranjada: contém betacaroteno, que é antioxidante

Frutas vermelhas / cítricas: possuem Vitamina C, que é importante para a visão

Ovos: A gema é rica em zinco, que protege a retina

Vegetais verde escuros: contém boa quantidade de antioxidante

Peixes: fornecem ácido graxo para prevenção da síndrome de olho seco, além de vitaminas e sais minerais

Portanto, a visita ao oftalmologista deve constar no check list de qualquer criança na volta às aulas. O desempenho escolar, sim, pode ser avaliado a partir da saúde dos olhos. E os pais tem papel importante nesse processo.

Por Nelson Dutra - Ascom/HDJB
Foto: divulgação

Postar um comentário

0 Comentários